Comercial interferiu?

TikTok paga para aparecer no JN que no mesmo dia exibe processo contra Meta; Globo se pronuncia

Emissora nega influência comercial no conteúdo do Jornal Nacional


Montagem com a logo do Tik Tok e Meta na bancada do Jornal Nacional
Tik Tok anunciou no Jornal Nacional no mesmo dia que jornalístico exibiu reportagem contra Meta - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 27/10/2023 às 10:53,
atualizado em 27/10/2023 às 10:58

A Globo exibiu, no intervalo do Jornal Nacional, um programete onde Pedro Bial e o médico Jairo Bouer abordavam o tema da saúde mental de crianças e jovens na rede social TikTok, na última terça-feira (24). Logo após, na volta do break, o telejornal mostrou uma reportagem sobre o processo que a Meta enfrenta nos EUA relativo aos impactos negativos da plataforma no bem-estar dos adolescentes. Ao telespectador mais atento, ficou a impressão de que houve uma intervenção comercial no conteúdo de jornalismo da emissora.

Procurada pelo NaTelinha, a Globo nega qualquer relação entre o infomercial do TikTok e a matéria exibida no Jornal Nacional (veja resposta completa no fim da reportagem).

Globo sai na frente da Record e SBT e mostra suas novidades para 2024 em busca de grana 

+ Matéria do Fantástico sobre 5G gera atrito com a Claro e mea-culpa da Globo 

No vídeo de 1 minuto exibido no intervalo do JN, Pedro Bial e o médico Jairo Bouer iniciam com o seguinte diálogo: “Doutor Jairo Bouer, nas últimas semanas a gente conversou sobre a segurança online dos jovens. Você, psiquiatra, que há trinta anos responde a dúvidas dos adolescentes, tem como ficar on em tantas telas, sem ficar off da saúde mental?”.

Em resposta, o médico detalha sobre o problema e destaca que no TikTok existe uma configuração que pode amenizar o impacto negativo em crianças e jovens.

Reportagem do Jornal Nacional não cita que TikTok enfrenta o mesmo da Meta

Ao retornar do break, durante o bloco posterior à ação do TikTok, William Bonner chamou uma reportagem de 2 minutos e 42 segundos que repercute problemas judiciais da concorrente da rede social chinesa.

“Dezenas de estados americanos foram à Justiça contra a Meta, a empresa dona do Facebook e do Instagram. A acusação é de prejudicar a saúde mental de crianças e jovens”, anunciou o âncora do Jornal Nacional. Embora o Tik Tok também enfrente o mesmo processo no estado norte-americano de Utah, o JN não citou esse detalhe.

Ao telespectador que assiste ao Jornal Nacional, ficou a sensação de uma influência do departamento comercial no conteúdo jornalístico do principal telejornal da Globo numa espécie de marketing de oportunidade. As plataformas Tik Tok e Meta travam uma forte batalha pela liderança no negócio de rede social.

Globo se manifesta 

Ao NaTelinha,  a Comunicação da Globo enviou a seguinte resposta:

“Não há qualquer relação entre a matéria exibida no 'Jornal Nacional' e a veiculação do programete de TikTok na última terça-feira (24). A ação é parte de um grande projeto da marca sobre segurança e equilíbrio no uso de redes sociais, previamente programado, e que inclui entregas nos intervalos comerciais e ações de conteúdo no 'Conversa com Bial', 'Altas Horas' e 'É de Casa'."

Confira o diálogo completo entre Pedro Bial e Jairo Bouer:

TikTok paga para aparecer no JN que no mesmo dia exibe processo contra Meta; Globo se pronuncia

Pedro Bial: Doutor Jairo Bouer, nas últimas semanas a gente conversou sobre a segurança online dos jovens. Você, psiquiatra, que há trinta anos responde a dúvidas dos adolescentes, tem como ficar on em tantas telas, sem ficar off da saúde mental?

Doutor Jairo Bouer: Tem sim, Bial. É uma realidade, né? Os jovens passam muito tempo hoje na TV, no celular, no videogame, mas precisa de um equilíbrio no uso de todas essas tecnologias.

Pedro Bial: Como é que os pais combinados podem ser o jeito saudável de ficar?

Doutor Jairo Bouer: A primeira coisa é saber que não é pra todo mundo. O TikTok, por exemplo, indicado pra maiores de 13 anos.

Pedro Bial: Quem tem mais de 13, como deixar a experiência desses jovens mais segura?

Doutor Jairo Bouer: Tem uma ferramenta de sincronização familiar. Os pais e responsáveis podem sincronizar as próprias contas com os adolescentes e ajustar as configurações de privacidade e de segurança. Dá para definirmos juntos, né? Quanto tempo pode passar por dia na frente das telas, ou quem pode comentar esses vídeos.

Pedro Bial: Assim todo mundo fica mais tranquilo e on TikTok.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado