Exclusivo

Esporte da Globo vira alvo de demissões e funcionários entram em desespero

Grupo Globo pretende reverter prejuízo da TV aberta


Logomarca dos jogos da Globo 2023
Demissões no esporte da Globo são esperadas nos bastidores - Foto: Reprodução/Globo
Por Sandro Nascimento

Publicado em 12/04/2023 às 12:45,
atualizado em 13/04/2023 às 16:42

Os profissionais do esporte da Globo estão vivendo dias de forte tensão com a perspectiva de dispensas em massa no setor. O NaTelinha apurou que o departamento é visto dentro da emissora como um núcleo inchado e que as demissões deverão atingir um número superior que as promovidas no jornalismo na última semana. Ao todo, foram cerca de 50 jornalistas, dentre eles, Giuliana Morrone e Leila Sterenberg.

Nos grupos de WhatsApp de profissionais da área, vários nomes circulam como possíveis demitidos tendo dois critérios: salário e idade. De acordo com fontes ouvidas, as demissões no esporte da Globo devem ocorrer ainda em abril. Além disso, em maio, uma nova leva de demitidos no jornalismo será divulgada. A ordem é um corte na despesa no departamento em torno de 25%. Internamente, o clima no canal é péssimo e beira o desespero.

As dispensas ocorrem numa tentativa da Globo de reverter o prejuízo que o negócio de TV aberta vem atingindo nos últimos anos. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro repudiaram as demissões e prometeram recorrer à justiça do Trabalho para evitar novos desligamentos.

Atualização: Na tarde desta quinta-feira (13), um dia após a publicação da matéria, a Globo iniciou os cortes no departamento de esporte conforme antecipado pelo NaTelinha.  Confira a lista:

  • Daniel Lessa - chefe de reportagem da TV
  • Vicente Seda - repórter do GE
  • Maurício Noriega - comentarista do SporTV
  • Jayme Júnior - narrador do SporTV
  • Julia García - editora do SportTV
  • Thiago Corrêa - editora do SporTV
  • Regis Rosing - repórter da TV Globo
  • Leandro - chefe dos repórteres cinematográficos
  • Gustavo Gomes - chefe do Globoplay Esporte
  • Carlão do Vôlei - comentarista
  • Hortencia - Rainha do Basquete e comentarista
  • Beth Zanini
  • Gustavo Ferro
  • Claudio Rabha

Demissões nas afiliadas da Globo

O NaTelinha apurou que as demissões também deve chegar às afiliadas e emissoras próprias da Globo. No início de abril, após a publicação do balanço contábil de 2022, a área responsável pelas afiliadas da rede enviou um e-mail alertando que 2023 será um ano difícil para arrecadação da verba publicitária. Em resumo, o texto destacava que cada canal precisará fazer a lição de casa para passar o ano com mais tranquilidade.

Posição da Globo sobre as demissões no jornalismo

“A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa. Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado