Posicionamento

Sindicato dos Jornalistas detona Globo por demissões e vai à Justiça

O órgão ainda disse que a emissora teve um ato de covardia


Logo da Globo colorido
Globo demitiu jornalistas veteranos - Reprodução

O Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro se manifestou após a Globo demitir 11 profissionais da categoria nesta terça-feira (4). A organização disse que a emissora foi covarde e agiu em uma tentativa de desencorajar os trabalhadores a participarem de uma assembleia relacionada a questões salariais. A nota também afirma que uma denúncia será protocolada junto ao Ministério Público do Trabalho.

"Em plena campanha salarial, um pouco antes e durante a assembleia geral dos trabalhadores realizada no início da tarde desta terça-feira (4), a empresa demitiu 11 (onze) jornalistas! Um ato de truculência que envergonha a TV Globo! Uma covardia com todos os trabalhadores! Além de caracterizar explicitamente uma prática antissindical e a tentativa de coibir os trabalhadores a participarem da assembleia", diz o início do comunicado.

A nota continua: "O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro repudia as demissões e vai protocolar denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho contra a arbitrariedade e o inaceitável assédio moral no momento mais decisivo da campanha salarial, quando é apreciada a proposta patronal para a renovação da Convenção Coletiva e os trabalhadores buscam reduzir perdas econômicas e assegurar melhores condições de trabalho".

O Sindicato ainda disse que já havia recebido informações de eventuais demissões, mas não sabia quantas seriam. "Na semana passada, o Sindicato já havia sido surpreendido com o aviso de que a empresa, “embora sólida financeiramente”, passaria por um processo de ajuste e, em consequência, promoveria “demissões pontuais” nos meses de abril e maio. Na oportunidade, manifestamos nossa posição contrária a processos de demissão em massa e cobramos informações sobre a quantidade e o perfil dos profissionais que seriam atingidos", segue o informe.

"Pois antes que essas informações chegassem à entidade sindical, as demissões começaram de forma brutal, como poucas vezes aconteceu na empresa. O Sindicato reforça seu repúdio veementemente à postura da direção da TV Globo que, mais uma vez, penaliza justamente aqueles que são seu principal patrimônio, os trabalhadores. Uma vergonha", lamenta a organização.

Nesta terça-feira (4), uma onda de demissões invadiu os corredores da Globo, incluindo os das filiais. Entre os profissionais dispensados, estão alguns veteranos que tinham altos salários, como Marcelo Moreira e Jô Mazzarolo. Além deles, Eduardo Tchao, Flávia Januzzi, Monica Sanches, Luciana Osório, Marcelo Canellas, Elza Gimenes, Arthur Guimarães e Alba Mendonça também não fazem mais parte do quadro de funcionários da ex-vênus platinada.

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado