Opinião

Desfiles das escolas de samba devem mudar antes que a Globo desista de tudo

Emissora enfrenta dificuldades de vender as cotas comerciais da transmissão do Carnaval 2023


A Globeleza no estúdio da Globo sambando ao lado de dois bailarinos
A figura da Globeleza foi aposentada no carnaval 2022 - Foto: Divulgação Globo/Montagem
Por Sandro Nascimento

Publicado em 12/02/2023 às 07:04,
atualizado em 12/02/2023 às 08:58

O espetáculo dos desfiles das escolas de samba do Rio sempre foi considerado um produto premium e de alto faturamento comercial no início do ano da Globo. Porém, nos últimos anos, o Carnaval Globeleza com as agremiações vem perdendo o interesse do mercado publicitário, e na mesma proporção, espaço na valiosa vitrine da emissora.

Em 2023, a Globo tentou vender cinco cotas de patrocínio para o Carnaval, mas só vendeu até agora uma delas para a Ambev, que já tinha preferência por ter anunciado no ano passado. Além disso, as afiliadas da emissora podem negociar uma cota regional. Conversei com alguns diretores de afiliadas e eles me revelaram que também enfrentam problemas na venda. Encalhou.

O plano comercial da Globo que a coluna teve acesso, oferecia oportunidades para as marcas “ancoradas em três pilares: espetáculo, envolvimento e informações & serviços”.

A proposta também dizia que as marcas ganhariam destaques no pré e pós-festa em todos os veículos do Grupo Globo, ou seja, TV aberta, paga, streaming, sites e portal de notícias. “Ao longo da programação, chamadas contextualizadas com a participação de um talento irão ativar a audiência para a grande festa. Haverá chamadas especiais durante os breaks do BBB, e cobertura tanto no jornalismo nacional quanto no local”, dizia o plano de mídia.

E completava: “Além de tudo isso, há oportunidades de participações em podcasts como o Braincast e o Eaí, Gay, além de conteúdos especiais produzidos por influenciadores nas transmissões do Multishow. Para completar, os patrocinadores terão direito a estudos de acompanhamento de resultados realizados pelas equipes de Ad Services da Globo”.

A coluna apurou que, inicialmente, a Globo tinha a intenção de vender patrocínios para todo o ciclo da cobertura do Carnaval, de janeiro a apuração dos desfiles das escolas de samba na quarta-feira de cinzas, mas não conseguiu. Com isso, passou a negociar apenas para os dias da festa que começa no próximo dia 16. Por ser menos tempo de exposição das marcas, as cotas estão sendo ofertadas com um generoso desconto.

O que está acontecendo com o Carnaval da Globo?

Conversei com alguns publicitários para entender o que está acontecendo. Eles me explicaram que o mercado vive um momento de retração, com isso, colocar o anunciante nos meios digitais para impactar o público-alvo se mostra, na maioria dos casos, mais barato e eficaz. Além de que as marcas estão apostando, cada vez mais, na ativação presencial com o crescimento do Carnaval de rua.

Nessas conversas algo me chamou atenção. Todos foram unânimes em dizer que as transmissões dos desfiles das escolas de samba precisam mudar seu conceito como show para que o telespectador se renove. Hoje é visto como um produto consumido, em grande parte, pelo um público mais velho e com pouca repercussão na segunda tela, as plataformas digitais.

Se a Globo, que é a melhor vitrine para qualquer evento na TV, enfrenta dificuldade de emplacar as cotas do Carnaval, no país do Carnaval, algo está errado e não é na Globo.

Se evoluir para um negócio inviável, a Globo pode largar tudo. E já fez isso com as transmissões das escolas de samba do Rio de Janeiro do Grupo Ouro - antigo acesso –, que em 2023 será exibido pela Band. Um sinal de alerta. Nessa crise das transmissões dos desfiles até a figura da Globeleza foi demitida.

Os desfiles das escolas de samba, para manter sua relevância cultural e como produto para TV, precisam ser reinventados. Infelizmente, dentro da LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) existem muitas resistências quanto a essas mudanças. Eles ainda vivem no saudosismo das transmissões da TV Manchete (1983 -1999). Não deixem o samba morrer, por favor.

Procurada pela coluna sobre as dificuldades da venda das cotas do carnaval, a Globo enviou o seguinte comunicado na última quarta-feira (08): "A Brahma é a patrocinadora do Carnaval Globeleza 2023, que inclui a transmissão dos desfiles das escolas de samba de SP e do RJ, e do programa 'Glô na Rua', da TV Globo. Vale ressaltar que este é o terceiro ano seguido que a marca se associa ao território por meio da parceria com a Globo, que contará com entregas em todas as plataformas da empresa. Importante dizer, ainda, que a janela de negociações para o projeto comercial segue aberta, com conversas em andamento. Não abrimos detalhes de negociações, mas, novas informações poderão ser divulgadas em um momento mais oportuno".

Assista à chamada do Carnaval Globeleza 2023:

Imagem da thumbnail do vídeo

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado