Coluna do Sandro

Silvio Santos recebe interessado pelo SBT e define cifra bilionária para evitar venda

Emissora comemora em 2021 recorde de faturamento com futebol


Silvio Santos no auditório do seu programa no SBT distribuindo aviaozinhos de dinheiro
Silvio Santos pede alta para assustar compradores do SBT - Foto: Divulgação/SBT
Por Sandro Nascimento

Publicado em 27/12/2021 às 10:01,
atualizado em 27/12/2021 às 10:10

Nas últimas semanas Silvio Santos, 91, foi sondado por um grupo de investidores com a proposta de adquirir o SBT. O NaTelinha apurou que a conversa foi liderada por um empresário de TV que não tem canal em São Paulo e que o homem sorriso pediu por sua emissora a quantia de 1 bilhão de dólares (R$ 5,7 bilhões na cotação atual) para assustar os interessados e inviabilizar o negócio.  

O interesse de empresários pela compra do SBT foi revelada pelo Notícias da TV e confirmada pela reportagem. De acordo com fontes ouvidas pelo NaTelinha, neste momento, o apresentador não possui a real intenção de vender a emissora, que completou 40 anos em agosto, por ser considerada o motor do conglomerado de empresas do Grupo Silvio Santos. Procurada, a assessoria do SBT não se manifestou sobre a matéria.

Não é a primeira vez que o dono do SBT é procurado com ofertas para comprar seu canal. Em 2004, Boni, ex-vice-presidente da Globo, tentou ser sócio de Silvio na emissora, mas o negócio não prosperou. "Não vejo como progredir (as negociações). Silvio Santos é muito receoso de perder o controle da emissora", disse Boni. "Se eu não tivesse o controle acionário, pelo menos gostaria de ter controle sobre a programação. Não quero ir para lá como empregado. Tenho um grupo de investidores", explicou o executivo, na época, à Folha de S.Paulo.

Em 2007, o publicitário Roberto Justus se reuniu com Silvio Santos, representando um fundo de investidores, mas as negociações também não avançaram. No episódio o apresentador teria pedido 2 bilhões de dólares e a cifra foi considerada irreal para Justus.

No mesmo ano, Luiz Sandoval, que na época era presidente do Grupo Silvio Santos - deixou o cargo em 2011 após 40 anos -, ouviu de um emissário de outro investidor que topava pagar os 2 bilhões de dólares pedidos pelo SBT. No dia seguinte, Sandoval deu a resposta negativa ao interessado. 

Em 2021, Silvio Santos comemora recorde de faturamento no SBT

Silvio Santos recebe interessado pelo SBT e define cifra bilionária para evitar venda

Um dos motivos que despertam em empresários o interesse de comprar o SBT é seu baixo endividamento. Como exemplo, de acordo com a reportagem do site Poder 360 do dia 11 de novembro deste ano, dentre as cinco grandes redes de TV, é a única que não possui dívidas com o INSS.

A sondagem pela compra do SBT acontece num momento de comemoração pela diretoria da emissora. O NaTelinha adianta que em 2021 o canal vai apresentar em seu balanço o maior faturamento dos últimos 10 anos.

Os valores foram impulsionados pelas vendas de cotas de patrocínio milionárias na transmissão da Libertadores, Champions League e Copa América com exclusividade na TV aberta.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado