Colunas

Enfoque NT: Fracasso do "Aprendiz" não é só por culpa do reality


60652f27d4e31ead98c751ff56d80c76.jpg
Divulgação/TV Record

“Aprendiz” estreou no dia 9 de novembro de 2004 e de cara agradou a direção da Record. Um produto que une audiência qualificada, faturamento e credibilidade à marca é simplesmente perfeito. A estreia deu 9 pontos e picos de 13, ainda atrás do SBT.

As exibições com Roberto Justus à frente do reality sempre tiveram relativo sucesso, ou pelo menos não amargava números tão baixos no Ibope como essa temporada vem amargando. Em “Aprendiz: O Retorno”, o publicitário dá uma nova chance a participantes demitidos em edições passadas, mas a tática não vem funcionando.

A culpa não é só do reality. Além de ir ao ar muito tarde, às 23h30, a audiência de “Pecado Mortal”, que antecede o “Aprendiz”, não ajuda. A Record como um todo caiu, e não tem como exigir que uma competição às 23h30 dê audiência por si só, no meio de uma programação que não anda muito bem das pernas.

No ano que vem, a Record promete fazer uma versão do programa com celebridades. O original, “The Celebrity Apprentice”, comandado pelo magnata Donald Trump, já está na sexta temporada e registrou aumento de audiência quando começou, mas com o passar dos anos naturalmente apresentou queda.

A pergunta é: que tipo de celebridades vão fazer parte do próximo “Aprendiz”? Dificilmente alguém gabaritado vai se submeter a participar do programa e ocasionar uma possível mancha em sua imagem. Será um desafio e tanto pra produção convencer “artistas” para que participem.

Insistência

Embora a audiência esteja baixa, compensa forçar e tentar emplacar uma próxima edição com algum outro atrativo. “Aprendiz” tem retorno financeiro e é bem visto pelo mercado publicitário.

Mas, isso não vai adiantar nada se o programa continuar às 23h30, precedida por uma atração que não alavanque. Pouca gente é capaz de pensar em ligar a televisão tão tarde pra assistir ao programa. É o famoso efeito cascata.


A coluna Enfoque NT é diária! Confira todos os dias uma crítica diferente sobre o mundo da TV; relembre todas.


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado