Exclusivo

Globo estuda cancelar Vale Tudo após alerta vermelho de Renascer

Emissora debate a eficácia dos remakes na busca pelo Ibope


Montagem com a novela Renascer com cenas de Vale Tudo com o logotipo da Globo
Renascer não decolou a audiência da Globo e pode fazer emissora cancelar Vale Tudo - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 01/05/2024 às 11:29,
atualizado em 01/05/2024 às 11:39

A audiência das novelas Renascer e Elas por Elas, abaixo do esperado, acendeu o alerta na Globo e levou a direção da emissora a reavaliar a produção de novos remakes. O NaTelinha apurou com exclusividade que, nos últimos dias, foi discutida a possibilidade de cancelar a nova versão de Vale Tudo (1988), um dos folhetins mais icônicos da história da dramaturgia nacional, previsto para ser lançado na programação de 2025. O remake está sendo escrito por Manuela Dias.

De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, já se entende que a novela Renascer não alcançará as metas estabelecidas para o horário das nove. Havia a expectativa de uma média de pontos acima de 30, resgatando parte do público que deixou a Globo nessa faixa da programação durante a pandemia. A emissora apostava na memória afetiva do telespectador sobre a história escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1993, hoje adaptada por seu neto, Bruno Luperi.

SBT decide esticar Portiolli e Patricia e flerta com anunciantes de Eliana

+ Resumo semanal de Renascer, de 29/04/2024 a 04/05/2024

No entanto, com 85 capítulos já exibidos, a saga da família de José Inocêncio (Marcos Palmeiras) alcançou 25,5 de média na Grande São Paulo. Esse número é praticamente o mesmo da novela inédita Terra e Paixão, de Walcy Carrasco, que no mesmo período registrou 25,7 pontos. Quando chegou ao seu capítulo 85, a trama já marcava médias de 29 pontos e picos acima de 30. 

Outro exemplo que foi discutido no debate sobre a possibilidade de cancelar Vale Tudo na Globo foi a exibição de Elas por Elas, que terminou no dia 12 de abril. Com 171 capítulos, o remake teve a pior audiência na história das novelas das seis, com 15 pontos.

Remake de Vale Tudo pode ser cancelada na Globo

O pé atrás sobre Vale Tudo ocorre porque a emissora não tem mais a certeza de que a estratégia de produzir remakes é o melhor caminho para aumentar a audiência nos horários das novelas. As experiências nesse caminho até aqui não surtiram efeito. E já consideram Pantanal, que conseguiu elevar a faixa das nove, como uma exceção à regra.

Na busca pela memória afetiva do telespectador, a emissora avaliou positivamente o recurso utilizado em No Rancho Fundo, que trouxe alguns personagens de Mar do Sertão (2022) e recuperou a audiência perdida de Elas por Elas na faixa das seis. Novas tramas se utilizarão deste recurso.

Vale Tudo, que tem Odete Roitman (Beatriz Segall) como vilã, foi um dos maiores sucessos da Globo. Foi escrita originalmente por Gilberto Braga (1945 - 2021), Aguinaldo Silva e Leonor Bassères (1926 -2004). A adaptação de Manuela Dias está modificando a história para adequá-la à realidade atual. 

A novela estava prevista para entrar no ar em março de 2025, no lugar de Mania de Você, de João Emanuel Carneiro, que substitui Renascer em setembro.

Globo estuda cancelar Vale Tudo após alerta vermelho de Renascer

O NaTelinha apurou que a Globo trabalha com duas opções para colocar no lugar de Vale Tudo, caso a produção seja cancelada: uma história inédita da autora Thelma Guedes ou uma nova novela escrita por Walcyr Carrasco para faixa das nove.  O retorno ou não da produção que aborda questões éticas da sociedade deve ser definido nos próximos dias na emissora.

Oficialmente, a Globo nunca assumiu que estava produzindo Vale Tudo. Entretanto, nos bastidores, vem conversando com atores e diretores. A trama seria a principal aposta para comemorar os 60 anos da emissora que serão completados em 2025.

Assista à abertura de Vale Tudo:

Imagem da thumbnail do vídeo

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado