Exclusivo

Vale Tudo pode marcar a volta de Regina Duarte à Globo como Odete Roitman

Remake de Vale Tudo deve comemorar os 60 anos da Globo


Montagem com Regina Duarte e a logo da Globo
Regina Duarte pode voltar à Globo - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 07/02/2024 às 09:20,
atualizado em 07/02/2024 às 09:54

A Globo prepara o remake da novela Vale Tudo para celebrar os 60 anos da emissora em 2025. A nova versão da trama icônica, produzida originalmente em 1988, tem a autoria de Manuela Dias e pode marcar o retorno de Regina Duarte, que deixou a emissora em 2020. O NaTelinha apurou que o canal pretende escalar medalhões para o elenco e que a atriz é cotada para interpretar a vilã Odete Roitman, papel que foi de Beatriz Segall (1926-2018). Vale Tudo tem previsão para entrar no ar em março do ano que vem.

Nos bastidores do projeto, Regina Duarte é a primeira da lista para interpretar a famosa personagem, mas não é uma unanimidade. Porém, mesmo os profissionais da Globo que estão reticentes com seu retorno, reconhecem que seria uma boa escolha do ponto de vista estratégico e artístico.

A queda do chefão do Globoplay: Confira os bastidores da Globo 

Globo prepara saída de Boninho e "super BBB" para 2025

A reportagem apurou que existe um entendimento que a atriz no papel Odete Roitman tem o potencial de atrair a audiência de uma parcela de público que saiu da Globo. Seja por ‘baixa qualidade de elenco’ – excesso de rostos desconhecidos na tela- ou por questões ideológicas. Além disso, seria uma estratégia de atenuar a polarização.

Segundo fontes, a Globo almeja evitar a percepção de ser uma emissora alinhada à esquerda. Quer ser vista por todos os públicos e linhas ideológicas. A própria tônica da novela Vale Tudo é essa. Por esse lado, a avaliação é que Regina Duarte seria uma ótima Odete Roitman.

Porém, a atriz que recebeu o apelido de namoradinha do Brasil não será a única veterana que deve participar do remake de Vale Tudo. Outros atores experientes integrarão o elenco da novela, que, diferentemente do usual, contará com uma interferência maior da alta direção da Globo.

Por que Vale Tudo será produzido em 2025 na Globo?

Vale Tudo pode marcar a volta de Regina Duarte à Globo como Odete Roitman

Outro detalhe importante é que a decisão de exibir a novela que aborda corrupção e falta de ética em 2025 não se deu apenas pela comemoração dos 60 anos da Globo. A emissora buscou escapar das críticas de tentar interferir nas eleições e a exibição ocorrerá em um ano sem disputas eleitorais. Algo que acontece em 2024 e 2026. “Seria arriscado”, disse uma fonte à reportagem. O site Notícias da TV antecipou que a trama estreia em março do ano que vem.

Depois de mais de meio século na emissora, Regina Duarte deixou a Globo em fevereiro de 2020 para acolher o convite do ex-presidente Jair Bolsonaro para ocupar a Secretaria Especial de Cultura. Naquele momento, a pasta havia recebido as atribuições do antigo Ministério da Cultura, suprimido por Bolsonaro ao tomar posse da Presidência.

No comunicado emitido pela Globo naquele período, a ruptura das relações profissionais com a atriz, famosa fora das telas por sua tendência de direita, ocorreu de forma consensual.

"Deixar a TV Globo é como deixar a casa paterna. Aqui recebi carinho, ensinamentos e tive a oportunidade de interpretar personagens extraordinárias, reveladoras do DNA da mulher brasileira. Por mais de 50 anos sinto que pude viver, com a grande maioria do povo brasileiro, um caso de amor que, agora sei, é para sempre”, Afirmou Regina Duarte no comunicado do canal destinado à imprensa.

A trajetória de Regina Duarte

Com 51 anos de carreira na Globo, Regina Duarte se destacou em 31 novelas, entre elas Selva de Pedra (1972), Guerra dos sexos (1983), Roque Santeiro (1985), onde interpretou a memorável Viúva Porcina, e Vale Tudo (1988), como a protagonista Raquel Acioli.

Conhecida como "Namoradinha do Brasil", a atriz representou o papel de diversas mocinhas e também de uma mulher emancipada em 1979 no seriado Malu Mulher. Ela ainda deu vida a três personagens chamadas Helena, criadas pelo autor Manoel Carlos: em História de Amor (1995), Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006).

Além das novelas, Regina Duarte participou de oito casos especiais. Seu último trabalho na emissora foi Tempo de Amar, em 2017.

Sinopse de Vale Tudo 

Escrita por escrito por Gilberto Braga (1945 - 2021), Aguinaldo Silva e Leonor Bassères (1926 - 2004), a novela Vale Tudo expôs a corrupção e a falta de ética que marcaram o Brasil no fim da década de 1980. A novela mostrava o contraste entre honestidade e desonestidade através do conflito entre mãe e filha: Raquel Accioli (Regina Duarte) era uma mulher íntegra, enquanto Maria de Fátima (Gloria Pires) era uma jovem sem escrúpulos e que detestava a pobreza.

Logo no início da trama, ela engana a mãe e vende o único bem da família, no Paraná, e parte com o dinheiro para o Rio de Janeiro, onde queria ser modelo. Na trama, a vilã Odete Roitman é uma poderosa empresária diretora da Companhia Aérea TCA.

Assista à abertura de Vale Tudo:

Imagem da thumbnail do vídeo

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado