Coluna do Sandro

Nova CEO da CNN Brasil terá a função de enxugar gastos no canal

Renata Afonso assume o comando no lugar de Douglas Tavolaro


A CEO Renata Afonso posando para foto, séria, tendo ao fundo o logo da CNN Brasil
Renata Afonso é a nova presidente da CNN Brasil - Foto: Divulgação/CNN Brasil
Por Sandro Nascimento

Publicado em 16/04/2021 às 04:15,
atualizado em 16/04/2021 às 12:18

A opção da CNN Brasil pelo nome da jornalista Renata Afonso para ocupar a vaga de Douglas Tavolaro, na presidência do canal, surpreendeu internamente e também o mercado. A executiva foi CEO da TV TEM, afiliada a Globo no interior de SP, por 14 anos e seu perfil administrativo teve muita relevância para ser escolhida pelo empresário Rubens Menin, dono da CNN. Afonso foi responsável pela reestruturação da rede regional nos últimos anos.

Esta coluna do NaTelinha apurou que a indicação pelo nome de Renata Afonso partiu de um amigo em comum entre a jornalista e Menin, que não tem relação com a TV, mas é muito próximo do empresário. A nova CEO da CNN Brasil, enquanto esteve na TV TEM, conseguiu realizar o trabalho de enxugar a empresa e dar viabilidade lucrativa.

Em abril do ano passado, promoveu cortes na afiliada da Globo, presente nas praças de São José do Rio Preto, Sorocaba, Bauru e Itapetininga, demitindo cerca de 50 profissionais e extinguiu um jornal regional. A  tesoura passou principalmente na área jornalística. O histórico administrativo, mais do que o jornalístico, foi o que levou Renata Afonso à cadeira de presidente do canal de notícias.

“Por seu histórico de desafios e sucessos, Renata Afonso é a executiva ideal para presidir a CNN Brasil neste momento em que a emissora se firma como um dos principais players do segmento de mídia. Ela está perfeitamente alinhada com os valores do nosso Conselho Editorial, baseados na independência e no mais elevado padrão ético que caracterizam a CNN nos países em que a emissora está presente”, afirmou Rubens Menin, em nota divulga à imprensa.

“Com muito orgulho, chego para integrar a equipe CNN Brasil, com o compromisso de dar continuidade a essa história de sucesso e prezando pela independência do nosso conteúdo e excelência dos nossos serviços. Minha missão é liderar esse time para construirmos juntos o futuro da CNN no Brasil”, declarou a nova CEO, no mesmo comunicado.

Diretoria da CNN Brasil apreensiva

Após o anúncio que ocorreu na última terça-feira (13) sobre a nova CEO, diretores da CNN Brasil ficaram ainda mais apreensivos quanto ao futuro de seus cargos. Afonso não estava entre as possibilidades esperadas no mercado.

De acordo com fontes, Renata terá como principal missão enxugar gastos. Na pauta estão salários versus audiência, influência de jornalistas na política e diretoria e chefes com funções sobrepostas. A intenção é racionalizar a emissora e permitir que sua estrutura administrativa seja mais ágil.

Na última quinta (14), Renata Afonso foi até a sede da CNN Brasil pela primeira vez, mas apenas para acertar detalhes do seu novo vínculo profissional. Antes de assumir o posto na filial brasileira da CNN, ela precisará fazer a transição do seu antigo cargo na TV TEM. Para o lugar da executiva, como CEO, a afiliada da Globo escolheu o diretor financeiro Vinícius Garrido, de 41 anos. A saída repentina de Douglas Tavolaro da CNN Brasil ainda é um mistério no mercado.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado