Em 2020

10 vezes em que a pandemia forçou mudanças na TV

Emissoras tiveram que se adaptar ao novo normal

Ocorreram mudanças na TV em 2020 - Foto: Montagem
Por Redação NT

Publicado em 20/12/2020 às 08:33:20

A pandemia do novo coronavírus assustou o mundo e as emissoras de televisão tiveram que realizar adaptações. A Globo, por exemplo, suspendeu as gravações das suas novelas e precisou reprisar grandes sucessos em todas as suas faixas de exibição. O SBT paralisou os trabalhos dos seus programas de entretenimento e Silvio Santos terminará 2020 sem pisar nos estúdios da emissora.

O TV Fama é conhecido por causa das suas entrevistas em festas, mas a atração precisou modificar seu formato para seguir na programação da RedeTV!. Os canais esportivos da Disney seguiram sendo exibidos, mas todos os profissionais ficaram em home office.

VEJA TAMBÉM

Confira:

Suspensão das novelas

Com o início da pandemia do novo coronavírus, Globo, Record e SBT chegaram a conclusão que não seria possível dar segurança para os profissionais envolvidos em gravações das novelas e decidiram suspender os trabalhos em estúdios, mantendo todos protegidos contra a doença.

Para não ficarem com buracos na programação, as três recorreram para as reprises. A Record tirou Amor Sem Igual e a substituiu por Apocalipse (2017-2018), enquanto o SBT rifou As Aventuras de Poliana e trouxe de volta Chiquititas (2013-2015). Na Globo, saíram de cena Salve-se Quem Puder, Éramos Seis (2019-2020) e Amor de Mãe para as entradas de Totalmente Demais (2015-2016), Novo Mundo (2017) e Fina Estampa (2011-2012).

Amor Sem Igual já voltou a gravar e tem sido o único folhetim inédito da TV brasileira. Já Amor de Mãe e Salve-se Quem puder finalizaram suas gravações, contudo, a Globo continua exibindo reprises, como A Força do Querer (2017), Haja Coração (2016) e Flor do Caribe (2013). No SBT, não há previsão do retorno das filmagens de As Aventuras de Poliana.

Nova estrutura do Passa ou Repassa

O Domingo Legal sofreu com o impacto da pandemia e o apresentador Celso Portiolli ficou um período em isolamento social, obrigando o dominical a passar algumas reprises. Contudo, o SBT criou um rígido protocolo para combater a Covid-19 e a produção do programa voltou a acontecer nos estúdios.

Um dos principais quadros do Domingo Legal, o Passa ou Repassa continuou com edições inéditas, mas com uma nova estrutura. O canal instalou telas de acrílico e construiu um equipamento para lançar tortas à distância. Apesar do retorno, a produção está sem plateia.

Que História é Essa, Porchat? virtual

O Que História é Essa, Porchat? se tornou uma das principais atrações do GNT e seu formato chamava a atenção por receber famosos no estúdio para contar suas histórias mais engraçadas. Os artistas e o apresentador interagiam com a plateia, entretanto, por causa do coronavírus, foi preciso se readaptar.

Enquanto Fábio Porchat aparece no estúdio, em sua volta há uma espécie de paredão com diversas telas redondas com os convidados e uma plateia virtual. O apresentador interage com eles e escuta as hilárias histórias.

Conversa com Bial, The Noite e Altas Horas por videoconferência

Os programas de bate-papo também sofreram com a pandemia do novo coronavírus. Entretanto, das atrações de entretenimento, foram as que se adaptaram mais rapidamente a pandemia. O Conversa com Bial, The Noite e Altas Horas passaram a conversar com os convidados por videoconferência.

Por não fazer parte do grupo de risco, Danilo Gentili voltou a gravar o The Noite nos estúdios do SBT. Serginho Groisman demorou um tempo para filmar as novas edições do Altas Horas na Globo, mas retornou no começo de dezembro. Já o Conversa com Bial concluiu sua temporada 2020 sem ter nenhuma gravação em estúdio.

Luciano Huck com plateia virtual

Luciano Huck foi um dos famosos que mais defendeu o isolamento social e apresentou algumas edições do Caldeirão do Huck em sua casa. Mas o apresentador já voltou para os Estúdios Globo e tem feito o programa seguindo todas as recomendações do protocolo de segurança da emissora.

Para não se sentir isolado, o comunicador aceitou a sugestão da direção do programa e tem interagido com uma plateia virtual. Tal fato não é inédito no Brasil, já que o Domingão do Faustão também tem um público que aparece em “home office”.

Silvio Santos afastado

Com mais de seis décadas de TV, Silvio Santos nunca ficou tanto tempo sem pisar em um estúdio. O homem do baú gravou seu programa pela última vez em dezembro do ano passado, quando paralisou os trabalhos para viajar aos Estados Unidos de férias ao lado da sua esposa, a escritora Iris Abravanel.

O empresário voltou ao Brasil em março e se preparava para voltar a gravar, mas seus planos foram frustrados com a pandemia do novo coronavírus. Por fazer parte do grupo de risco – Silvio tem 90 anos – ele optou por não trabalhar no estúdios em 2020, ordenando que Carlos Alberto de Nóbrega e Raul Gil também ficassem isolados em suas mansões.

Ratinho gravando só segunda e terça

Ratinho já não é mais nenhum menino e também passou a se cuidar para não ser contaminado com o novo coronavírus. O apresentador ficou um período em isolamento, mas retornou ao trabalho no segundo semestre. No começo, fez edição ao vivo apenas as sextas-feiras.

Recentemente, ele tem feito gravações do seu programa de segunda e terça, assim há pouca exposição. O apresentador tem feito a atração com plateia presencial, mas reduzida e com uso de máscara, além de ter alguns telões com pessoas participando por videoconferência.

Eliana e Encontro sem plateia

O programa Eliana ficou um longo período exibindo reprises, mas a apresentadora voltou a gravar seu programa em agosto. Contudo, o trabalho foi paralisado uma semana depois, já que a loira foi contaminada pelo coronavírus. Após se recuperar, ela voltou aos estúdios do SBT, mas preferiu não ter plateia.

O Encontro com Fátima Bernardes ficou cerca de dois meses fora do ar, mas voltou para a programação da Globo de maneira adaptada. A produção ficou sem a plateia e as entrevistas aconteceram por videoconferência.

TV Fama sem externas

Até a RedeTV! precisou mudar os formatos dos seus programas para se adequar a nova realidade do mundo. O TV Fama é muito conhecido por realizar entrevistas em eventos e festas de celebridades, entretanto, como as cerimônias não estão autorizadas em acontecer no Brasil, o programa precisou mudar.

Atualmente, a produção tem apostado em pautas sobre o que postam os famosos nas redes sociais, já que não há conteúdo externo. Com 83 anos, Nelson Rubens tem apresentado o programa de casa, enquanto Flávia Noronha comanda a produção do estúdio.

Programas esportivos Disney em home office

E o home office tenha se tornado o “novo normal”. Com o avanço da Covid-19 em todo planeta, a Disney definiu que os profissionais do Fox Sports e ESPN iriam trabalhar em home office. Todos os comentaristas, apresentadores e narradores apareceram nos programas de suas casas.

Com o retorno dos eventos esportivos, suspeitou-se que a Disney ordenaria a volta dos contratados para os estúdios, mas a empresa determinou que todos continuassem em suas casas. Não por acaso já ocorreu da internet de um narrador falhar e Mauro Cezar Pereira ter que narrar um lance de gol.



TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS