Angels with Filthy Souls

A verdade sobre o filme clássico dentro de Esqueceram de Mim

Filme clássico foi exibido dentro da história de comédia natalina

Angels with Filthy Souls foi exibido dentro de Esqueceram de Mim - Foto: Reprodução
Por Daniel César

Publicado em 24/12/2020 às 06:14:00

Um dos filmes mais cultuados em período de Natal é Esqueceram de Mim, protagonizado por Macaulay Culkin e que foi exibido inicialmente no ano de 1990. Mas o longa contou com uma sequência muito conhecida em que o pequeno Kevin assiste a um filme clássico, ainda em preto-e-branco e que pouca gente sabe de que obra se trata e na realidade é: nenhuma.

Não existe a obra original que o garoto assiste dentro de Esqueceram de Mim e a produção foi feita exclusivamente como parte do roteiro do filme infantil. É justamente por isso que a sincronia da história é tão perfeita quando Kevin utiliza os diálogos para pregar uma peça no entregador de pizza, que tem a certeza de estar diante de um adulto lunático.

O filme dentro do filme se chama Angels with Filthy Souls e dá a sensação de que se trata de uma obra clássica, tanto que é filmada em preto-e-branco e tem uma formatação que lembra os longas dos anos 50. Mas a verdade é que ele não pode nem ser chamado de um curta, já que tem apenas um minuto e vinte segundos e foi feito sob medida para funcionar dentro do contexto de Esqueceram de Mim.

A revelação foi feita pelo jornal Vanity Fair, que revelou que além do tempo de arte minúsculo - o suficiente para que a cena em questão fosse utilizada na história -, a produção foi filmada num único dia dentro de um estúdio de som em um ginásio abandonado da New Trier West High School. Além disso, o título escolhido para o filme foi inspiração de uma obra real de 1938. Trata-se de Angels with Dirty Faces, que narra a história de um gângster. "Acredito que o título foi decidido apenas porque precisávamos criar um rótulo para a fita que Kevin coloca no VHS", contou à publicação o diretor de arte de Esqueceram de Mim, Dan Webster.

VEJA TAMBÉM

Quem eram os atores do filme fake?

Embora em apenas uma cena, a escolha do elenco de Angels With Filthy Souls foi rápida e contou com Ralph Foody, como o gângster Johnny, e Michael Guido, como Snakes, com direito até a técnicas reais, baseadas em negativos em preto-e-branco dos filmes dos anos 1940 durante a filmagem para garantir credibilidade do público para que todos achassem que se tratava de uma história real do cinema.

Outra curiosidade é que, originalmente, os papéis de ambos os atores eram invertidos. Só que foram depois destrocados, pois Ralph tinha passado por uma cirurgia no joelho e não conseguia fazer o esforço da morte dramática de Snakes.

Filme fake foi usado em continuação de Esqueceram de Mim

Pouca gente lembra, mas a utilização da técnica de um filme fake não aconteceu apenas na primeira versão de Esqueceram de Mim. Nela, Kevin é esquecido pelos pais em casa, quando toda a família partiu em viagem de Natal para outro país. O menino dá um jeito de se virar e acaba enfrentando dois bandidos que tentam assaltar a casa no período, mas se dão mal.

Com o sucesso da produção, o longa se transformou em uma franquia e Esqueceram de Mim 2 acabou utilizando o mesmo filme quando Kevin embarcou no avião errado e foi parar em Nova York, completamente sozinho, mas com todos os cartões de crédito do pai. Ele se hospeda em um hotel cinco estrelas e, para burlar o gerente, coloca outra sequência, dessa vez de Angels with Even Filthier Souls, uma espécie de continuação da franquia e que repete basicamente a mesma cena.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS