Triste perda

Morre ator e dublador Isaac Bardavid aos 90 anos

Artista era dublador de Wolverine e Freddy Krueger no cinema

Morre ator e dublador Isaac Bardavid aos 90 anos - Foto: Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 01/02/2022 às 18:08:09

O ator e dublador Isaac Bardavid, conhecido por emprestar sua voz para dublar personagens inesquecíveis como Wolverine, Freddy Krueger e Tigrão, morreu aos 90 anos, no Rio de Janeiro, vítima de complicações de uma doença respiratória crônica. A notícia do falecimento do artista foi confirmado pelo neto dele, João Bardavid. "Ele teve complicação por causa de doença respiratória crônica e o coração dele não aguentou. Estava com um quadro pulmonar crítico, respirava muito mal, e a taxa de oxigenação estava muito baixa", disse ao G1.

Através das redes sociais, a família detalhou o motivo da morte de Isaac. "Ele já estava em coma induzido para não sentir dor, para não ficar desconfortável, estava entubado. O rim dele também começou a falhar, teve que fazer hemodiálise e já estava melhorando. Só que o pulmão voltou a falhar, mesmo com a entubação, a oxigenação ficou baixa demais. O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e por conta disso o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já está muito cansado", escreveu a família do ator no perfil dele no Instagram.

Em mais de 50 anos de carreira, o ator também marcou presença em diversas novelas, como o Felisberto, de O Cravo e a Rosa (2000), Zequinha, de Eterna Magia (2007) e Klaus, de Além do Horizonte (2013).

VEJA TAMBÉM

O legado de Isaac Bardavid

Ele também encarnou o Seu Elias Turco em episódios do Sítio do Pica-Pau Amarelo, nos anos 80 e também participou de programas de humor da Globo como Zorra Total (1999-2015), Os Caras de Pau (2010-2013) e Os Trapalhões (1974-1995). Seu último trabalho na TV foi o Álvaro, de Carcereiros (2021).

Já no cinema, Isaac atuou em filmes como Os Campeões (1983), O Escaravelho do Diabo (2016) e Histórias Assombradas (2017). O ano de 2022 começou com muitas perdas no mundo artístico, como Françoise Forton, vítima de câncer, e a atriz Theresa Amayo, que morreu aos 88 anos no Rio.

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS