Fundada em 1895

Pantanal: Conheça fazenda luxuosa em que novela é gravada

Cenas do local em que vive José Leôncio são filmadas na Fazenda Rio Negro, que também sediou gravações da primeira versão da trama


Conheça fazenda luxuosa que é usada como casa de José Leôncio de Pantanal, na Globo
Fazenda Rio Negro, no Mato Grosso do Sul, serviu de locação como casa de José Leôncio em Pantanal - Fotos: Divulgação/Globo e Reprodução/Facebook

As cenas da novela Pantanal, na Globo, filmadas no bioma localizado no coração do Brasil enchem os olhos dos telespectadores. Entre elas, estão as locações da fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira), a mesma utilizada há 32 anos, na primeira versão da trama, exibida na Manchete em 1990. Trata-se da Fazenda Rio Negro, que sedia as cenas externas entre os personagens e as rodas de viola ao ar livre.

A fazenda da vida real conta com cerca de 7 mil hectares e está localizada às margens do Rio Negro, como o nome sugere, no município de Aquidauana, que fica a 140 km da capital, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Foi fundada em 1895 por Ciríaco da Costa Rondon, que trabalhava com pecuária. A casa, que aparece em muitas cenas de Pantanal, foi erguida por volta de 1920.

Em 1999, a área foi adquirida pela ONG Conservação Internacional do Brasil (CI-Brasil), que em 2001 transformou 89% do local em uma Reserva Particular de Patrimônio Natural. Depois, ela também sediou cenas da novela América (2005), de Glória Perez. O espaço foi reconhecido em 2009 como sítio de importância internacional pela Convenção de Ramsar de Áreas Úmidas. Já em 2010, foi vendida para a Agropecuária Santana do Deserto.

Hoje, a propriedade é particular e pertence ao empresário André Esteves, dono da Agropecuária Santana do Deserto e sócio do banco BTG Pactual. Ele adquiriu milhares de hectares no Pantanal, em 2011. Há ali uma imensa área de preservação ambiental, com centenas de lagoas, cordilheiras, salinas e baías, além de grande quantidade de espécies de aves, mamíferos de médio e grande porte, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados. Veja fotos:

Pantanal: Conheça fazenda luxuosa em que novela é gravada

Pantanal: Conheça fazenda luxuosa em que novela é gravada

Fazenda de José Leôncio em Pantanal não é de Almir Sater

imagem-texto

Ao contrário do que muitos pensam, a Fazenda Rio Negro não pertence a Almir Sater. Tanto em 1990 quanto em 2022, as equipes usaram como ponto de encontro a fazenda do ator – na primeira versão, ele viveu o violeiro Trindade, e retornou à cena no remake como o chalaneiro Eugênio. Após 32 anos, a casa do artista, também localizada no Pantanal, voltou a ser usada para rodas de viola, prosas e alguns goles de cachaças.

Os elencos das duas versões de Pantanal ficaram hospedados em fazendas das cidades de Aquidauana, Corumbá e Miranda, todas no Mato Grosso do Sul. Algumas também serviram de set de gravações, mas não foram revelados os nomes dessas propriedades. A Fazenda Rio Negro, usada como a casa de José Leôncio, abriga apenas 80 pessoas.

Segundo informações da emissora, seis fazendas deram suporte diretamente à produção, seja para hospedagem, para gravação ou almoxarifado, e algumas outras deram suporte indireto. Como o local é repleto de natureza selvagem, além de bastante espaço e pessoas, foi preciso uma logística bem detalhada e organizada para que tudo saísse conforme o planejado.

O Pantanal é um bioma localizado na Bacia do Alto Paraguai e seu maior território fica entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste do Brasil, mas a região abrange áreas na Bolívia e no Paraguai. A equipe da produção também teve a ajuda de Almir Sater para definir locações bonitas e viáveis para os trabalhos.

Diante de tantas possibilidades no Pantanal, a equipe da trama decidiu não construir uma cidade cenográfica no Rio. "Com a diversidade de paisagens que tínhamos no Pantanal, não fazia sentido termos uma cidade cenográfica para representar o local no Rio de Janeiro. Por isso, optamos por construir nos Estúdios Globo os cenários fixos, como o interior da casa de José Leôncio, a tapera da família Marruá e o galpão dos peões, e outras áreas internas", disse o cenógrafo Alexandre Gomes de Souza.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Pantanal. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado