Entrevista

Homenageado na Globo, Lima Duarte revela como quer ser lembrado

Lima Duarte ganhou documentário no Globoplay


Lima Duarte em foto
Lima Duarte ganhou homenagem da Globo - Foto: Divulgação/Globo

Globoplay que lançou, o Tributo, homenagem a Lima Duarte terá parte deste material exibido na Globo, a partir da próxima sexta-feira (19). O ator falou sobre o documentário, fez questão de agradecer a Globo por conta do projeto, mas também aproveitou para revelar qual a vontade dele para ser lembrado daqui alguns anos.

Questionado sobre qual seu maior legado, Lima Duarte foi taxativo. "Um cara que trabalhou muito, desde o primeiro dia de televisão. E até hoje está por aí fazendo umas caretas, em comunhão com o povo", afirma ele, que é um dos remanescentes dos primórdios da TV brasileira.

BBB 24: Fã de Davi, Astrid Fontenelle detona Leidy Elin e a acusa de ser racista

Quem é Guthierry Sotero, o Nastácio de No Rancho Fundo?

Foi neste momento que o artista revelou qual sua grande vontade em termos de lembranças para a geração futura. "Quero ser lembrado como um velho amigo que vem todas as noites contar, viver e ouvir histórias. Talvez, como dizia Fernando Pessoa: 'As coisas que errei na vida / Sei que as terei na morte / Porque a vida é dividida / Entre quem sou e a sorte / As coisas que a sorte me deu, levou-as consigo / Mas as coisas que sou eu, guardei-as todas comigo'”.

Na entrevista, Duarte também falou da relação que acabou tendo com Sérgio Guizé, com quem já trabalhou em duas ocasiões. "Foi muito agradável estar com ele mais uma vez. Nós fizemos uma parceria em Caminho das Índias (2009), e depois em O Outro Lado do Paraíso (2017), em que fomos para o Jalapão. Andávamos naquele calorão, naquela poeira imensa, esbatida sempre pelos sorrisos de compreensão e piadas que contávamos dia e noite".

Lima Duarte ganha homenagem

Homenageado na Globo, Lima Duarte revela como quer ser lembrado

Lima não perdeu a chance de tecer elogios a Guizé. "É muito prazeroso que eu, um velho ator, ouça o que pensam de mim os jovens. Pode ser muito bom, terrível ou surpreendente, mas sempre será útil e profundamente humano".

A respeito do Tributo, o ator fez questão de agradecer à Globo. "Sou muito agradecido à Globo por me fazer participar do Tributo, afinal, são tantos anos. O momento mais surpreendente foi quando me permitiram falar da minha mãe e do meu pai. Pude falar dos meus entes queridos. Fiz com muito amor, mesmo porque, nesse momento da minha vida, só me restou a paixão pelas coisas finas. Como dizia Carlos Drummond de Andrade: 'As coisas finas, essas ficarão'".

Ainda no papo, Lima Duarte falou da importante deste formato de homenagem que o Globoplay vem realizando. "Acredito que uma das melhores coisas que a Globo faz, já fez e fará é o projeto Tributo. Não por minha causa, modéstia à parte, mas pelos meus companheiros que nos falarão de suas vidas, de suas histórias, de como vivem, de como chegaram até o coração de cada um dos telespectadores. Essa é uma conquista difícil: penetrar lá dentro. Cada um deles que você vai ver em Tributo chegou até o coração do povo".

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado