Japão, Terra da Resistência

CNN Brasil exibe doc original sobre os desafios enfrentados pelo Japão após terremoto

Japão, Terra da Resistência: Ex-correspondente em Tóquio, Márcio Gomes volta ao país para registrar os estragos do último terremoto


Márcio Gomes segurando o microfone da CNN Brasil em Wajima
Márcio Gomes em Wajima, cidade devastada por terremoto em 1ª de janeiro / Foto: Divulgação
Por Redação NT

Publicado em 28/03/2024 às 15:59,
atualizado em 28/03/2024 às 16:02

Disposta a ampliar o número de produções documentais, a CNN Brasil lançará no dia 8 de abril mais um conteúdo original: Japão, Terra da Resistência, estreia dentro do CNN Prime Time, com cinco episódios a serem exibidos de segunda a sexta, mais um edição especial reservada ao sábado. Márcio Gomes, ex-correspondente da Globo no Japão, onde morou por cinco anos (2013-2018), voltou ao país para documentar os desafios enfrentados pela população após os estragos causados pelo terremoto de janeiro.

Mas não há como abordar essa questão de forma isolada, o âncora do CNN Prime Time estende seu olhar para outros aspectos, como o envelhecimento da população, a gastronomia local, a geopolítica, e a memória dos bombardeios em Tóquio, além da conhecida habilidade dos japoneses com tecnologia e o impacto dessa expertise na vida local.

Programa de Catia Fonseca vira pedra no sapato da Band na guerra de audiência com o SBT 

Conheça o escritório secreto da Globo que cuida da sucessão na família Marinho

“O brasileiro já notou que o número de jovens está diminuindo no nosso país – algo que o Japão vivencia há décadas, com forte impacto no dia a dia dos japoneses. Eles se preocupam se a qualidade do ‘Made in Japan ‘ vai cair, e já sentem a falta de mão de obra em diversos setores”, comenta Márcio. “O que fazem para driblar esse problema?”, questiona.

CNN Brasil e o documentário sobre Japão com Márcio Gomes

Segundo a emissora, a proposta é trazer assuntos que também nos dizem respeito, a fim de apresentar referências e inspirar soluções para os desafios no Brasil. Márcio Gomes sempre teve essa ideia durante o período em que ele foi correspondente na Ásia: trazer exemplos de inventividade, organização, disciplina e dedicação.

CNN Brasil exibe doc original sobre os desafios enfrentados pelo Japão após terremoto

“Estar de volta ao Japão pela CNN me dá um prazer ainda maior. Afinal, este é o canal que me permitiu unir o papel de âncora de um telejornal em rede nacional com a reportagem. Poder sair da bancada por alguns dias e voltar com um material exclusivo, importante. E trabalhoso, mas sinto que devo isso ao nosso público"

Márcio Gomes

Os episódios de 'Japão, Terra da Resistência' estarão divididos da seguinte forma:

  • Terremoto: Márcio e equipe chegam a uma das regiões mais afetadas pelo terremoto de 1º de Janeiro, a cidade de Wajima, onde a destruição foi vasta e deixou 241 mortos, além de muitas pessoas sem água e sem casa. O solo subiu 4 metros e a península se moveu 1,30m.

  •  Envelhecimento: um trator que anda sozinho e um neozelandês que construiu um hotel no interior do Japão. Essas são as duas maneiras que poderão salvar o país do envelhecimento da população, ou seja, tecnologia e estrangeiros. A exposição de gráficos aponta a queda populacional e mostra exemplos de como a falta de mão de obra já impacta o país.

  • Gastronomia: Da rua cheia de barzinhos típicos da noite de Tóquio ao restaurante estrelado, há o cardápio exótico e variado, além do clima festivo de um “pé-sujo” japonês. Márcio conversa com um dos chefs mais estrelados atualmente no país, Narisawa, que fala da preocupação de usar ingredientes locais e pensar no equilíbrio entre trabalho e família.

  • Geopolítica: Mapas e imagens de arquivo ocupam a tela para que o telespectador possa compreender o jogo de interesses em ação no momento. A China investe fortemente em armas, enquanto a Coreia do Norte volta a fazer ameaças militares. Antigos inimigos mortais, Japão e Coreia do Sul tentam se aproximar, com as bênçãos dos Estados Unidos. Neste episódio, Márcio também visita uma estação de metrô de Tóquio que vai se transformar em abrigo antiaéreo. 

  • Museu: Um espaço dedicado a duas tragédias vividas pela cidade de Tóquio. Além do grande terremoto de 1923, mais recentes na memória da cidade são os bombardeios de 1944/45. Márcio apresenta um episódio pouco abordado: apenas em uma noite, em 1945, morreu mais gente em Tóquio, instantaneamente, do que nos ataques em Hiroshima e Nagasaki juntos. 

  • Documentário do Fim de Semana: Em cena, o lobo robô que afasta bichos das plantações. É a tecnologia ajudando a lidar com a agricultura e o envelhecimento, além de ser útil a uma série de outros fatores.

Japão, Terra da Resistência estreia no dia 8 de abril, com episódios diários no CNN Prime Time, a partir das 20h, e no sábado, 13, em documentário que vai ao ar às 22h45.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado