Relembre

Dia Nacional da Televisão: Como Lolita Rodrigues salvou Hebe Camargo e entrou para a história

Atriz se apresentou no lugar da amiga em 18 de setembro de 1950, na inauguração da TV no Brasil


Lolita Rodrigues e Hebe Camargo
Lolita Rodrigues e Hebe Camargo: amizade desde os anos 1950 marcou a história da TV no Brasil - Foto: Reprodução/Montagem NT

Há exatos 73 anos, em 18 de setembro de 1950, Lolita Rodrigues salvou a amiga Hebe Camargo (1929-2012) no evento de inauguração da TV no Brasil, com o início das transmissões da extinta Tupi. A data é lembrada até hoje e, por conta dela, nesta segunda-feira é celebrado o Dia Nacional da Televisão.

Naquele dia, Lolita Rodrigues entrou no ar para entoar A Canção da TV, composta pelo poeta Guilherme de Almeida (1890-1969) a pedido de Assis Chateaubriand (1892-1968), responsável por trazer a televisão ao Brasil. Só que era Hebe Camargo quem estava escalada para a apresentação.

Globo nega que tenha censurado beijo gay em Terra e Paixão

+ Final de Gilda e Gaspar em Amor Perfeito fará referência a clássico do cinema

“Hebe estava namorando o empresário Luiz Ramos e ele tinha um evento que precisava da presença dela. Aí sobrou para mim”, contou Lolita em entrevista em 2009 ao portal Terra. A atriz sempre se divertiu ao lembrar de A Canção da TV como uma péssima composição.

+ Longe da TV e reclusa: Por onde anda Lolita Rodrigues?

“Me chamaram no dia, aprendi aquela coisa horrível, e a Hebe toda vez que tem oportunidade, diz 'que bom que eu não cantei isso'.”

Lolita Rodrigues, em entrevista ao Terra em 2009, sobre o Dia Nacional da Televisão

No mesmo depoimento, a veterana contou que a inauguração foi vista por apenas um ângulo. Afinal, uma das câmeras deu defeito. Também lembrou que a equipe teve que improvisar uma programação às pressas: não havia o que colocar no ar no dia seguinte, pois ninguém havia pensado nisso.

+ Calote? R.R. Soares cumpriu contrato com a Band e avisou sobre saída; saiba detalhes

Ana Maria Braga vai participar da Batalha do Lyp Sync no Domingão

Em 2000, Lolita e Hebe se reuniram em entrevista no Programa do Jô, que também contou com a presença de Nair Bello (1931-2007). Na ocasião, elas relembraram a inauguração da TV no Brasil, e a atriz voltou a cantar o hino que entoou naquele 18 de setembro de 1950. Confira:

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado