Tem história

Longe da TV e reclusa: Por onde anda Lolita Rodrigues?

A atriz completa 93 anos nesta quinta-feira (10)


Lolita Rodrigues em foto de divulgação da novela Viver a Vida
O último trabalho de Lolita Rodrigues na TV foi na novela Viver a Vida (2009) - Márcio de Souza/TV Globo

A história de Lolita Rodrigues se mistura com a história da televisão brasileira. A atriz, que completa 93 anos nesta quinta-feira (10), substituiu a amiga Hebe Camargo (1929-2012) na inauguração da primeira emissora do Brasil, a TV Tupi, em 1950, e cantou um hino feito especialmente para a ocasião. Na época, a paulista já tinha várias radionovelas no currículo, mas sonhava em ser atriz, o que realizou alguns anos depois. Primeiro, fez figuração no especial A Canção de Bernardete (1957) e, no mesmo ano, ganhou o papel de Esmeralda em O Corcunda de Notre Dame.

Lolita participou de alguns teleteatros e novelas que eram exibidas somente duas vezes por semana, até que integrou o elenco de 2-5499 Ocupado (1963), primeira trama exibida diariamente na televisão brasileira, na TV Excelsior. No início da carreira, ela se inspirava em nomes como Laura Cardoso e Lia de Aguiar.

De lá pra cá, foram quase 40 novelas e muitos outros projetos na telinha. Como apresentadora, teve a carreira marcada pelo Almoço com as Estrelas, o qual comandou por muitos anos, em parceria com o marido, Aírton Rodrigues (1922-1993). "Confesso que nunca tive coragem de interromper um convidado! Então, alguns artistas pegavam o microfone e não paravam mais. Às vezes, eu percebia que determinada pessoa falava e falava, mas eu não dizia nada. Eu tinha consciência disso, mas não queria ser grosseira e deixava. Fazer o quê?", admitiu a atriz, em entrevista à revista Quem.

O último trabalho de Lolita na televisão foi em Viver a Vida (2009). Para a veterana, a personagem Noêmia foi uma forma de encerrar a carreira em grande estilo, já que recebeu um convite do autor, Manoel Carlos. Após a aposentadoria, a atriz chegou a fazer algumas aparições públicas, como em 2013, quando prestigiou o lançamento de Flor do Caribe e aproveitou para matar a saudade dos amigos. Anos depois, em 2017, esteve na plateia da sessão especial de Hebe, o Musical e foi aplaudida de pé quando teve seu nome anunciado pelo elenco.

Lolita Rodrigues se mudou de São Paulo para a Paraíba aos 86 anos

Longe da TV e reclusa: Por onde anda Lolita Rodrigues?
Lolita Rodrigues e José Mayer em cena de Viver a Vida (2009) - Zé Paulo Cardeal/TV Globo

Em 2015, Lolita Rodrigues se mudou de São Paulo para João Pessoa, na Paraíba, onde vive com sua única filha, a médica Silvia Rodrigues. Ao NaTelinha, Marcello Camargo, filho de Hebe, falou sobre a atriz, a quem considera uma segunda mãe. "Ela está bem de saúde, mas já está mais reclusa", contou.

"A gente conviveu muito, principalmente quando eu era pequeno. Ela foi sempre muito presente na minha vida e eu a amo demais. Sou muito feliz de ter participado tanto da vida dela, ela é especialíssima."

Em fevereiro do ano passado, alguns dias antes de receber a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, Lolita enviou uma foto ao G1 e revelou como estava sua rotina em tempos de quarentena. "Estou quietinha aqui em casa, com todos os cuidados. Muita água e sabão e álcool 70°. Em casa higienizamos todas as compras e, infelizmente, não recebemos visitas", lamentou, acrescentando ainda que sempre valorizou a ciência e apoiou as campanhas de vacinação.

Atualmente, a atriz prefere curtir a aposentadoria longe dos holofotes e preza pelo sossego. Televisão se tornou um dos passatempos dela, que acompanha as reprises das novelas das quais participou e confere as estreias.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado