Desligamento

Felipe Moura Brasil deixa CNN após piada com Moro e Gilmar Mendes

Oficialmente, as partes dizem que fim do contrato foi em consenso


Felipe Moura Brasil com a expressão séria de braços cruzados
Felipe Moura Brasil e CNN Brasil; acordo foi rompido - Foto: Divulgação

A CNN Brasil e o âncora Felipe Moura Brasil optaram por fazer um distrato do contrato. Oficialmente, as partes afirmaram que não chegaram a um consenso sobre a conciliação das diferentes frentes de trabalho do jornalista com as demandas da emissora. No entanto, o NaTelinha apurou que a questão pode ter sido política.

Ele poderia estar ligado ao general Gonçalves Dias, que era ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que pediu demissão depois da repercussão das imagens que mostram ele dentro do Palácio do Planalto durante os ataques criminosos em Brasília em 8 de janeiro deste ano.

Nos bastidores da CNN Brasil, a reação foi de surpresa pelo desligamento. Na última semana, Moura defendeu o senador Sergio Moro (União Brasil), que foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela Procuradoria-Geral da República.

Moro foi gravado em uma festa junina dizendo que "isso é fiança. Instituto para comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes".

O agora ex-CNN disse, então, que o senador contou somente uma piada e repetiu o que ele fez, ironizando a situação e o magistrado em suas mensagens. Segundo ele, as cenas mostrariam o "contexto da piada sobre o HC de Gilmar".

No Instagram, Felipe Moura Brasil se defendeu e disse que não é cúmplice da prisão de ninguém, defendendo que teve a mesma posição em outras épocas. Confira na íntegra:

"Caros,
Sobre meu jornalismo:

1. Jamais fui nem serei cúmplice da prisão de alguém, só por piadas privadas, vazadas em registros de terceiros. Tive a mesma posição, em épocas distantes, com Lula (Pelotas), Hillary Clinton e Sergio Moro, entre outros.

2. Seguirei ironizando denúncias ineptas sobre isso - sem data, local, contexto - e/ou contra desafetos do sistema, ainda mais quando eu mesmo divulgar um vídeo que confirma o contexto da brincadeira (como “prisão” de festa junina).

3. Ironizar erros e abusos de autoridades públicas é tradição na imprensa brasileira (Lima Barreto, Pasquim, Nelson Rodrigues, Paulo Francis, Diogo Mainardi, entre outros), assim como pedidos de cabeça por parte delas. Nunca deixarei a vigilância ácida por medo de retaliação.

Felipe Moura na CNN Brasil

Ex-diretor de Jornalismo da Jovem Pan, Moura estava na CNN Brasil desde agosto. Ele chegou a ser apontado como maior influenciador político do país no Twitter em 2016. O levantamento ocorreu pela plataforma Stilinge.

Há quatro anos, Felipe venceu o Prêmio Comunique-se de Jornalista Influenciador Digital. No último ano, o jornalista foi o mais votado no Prêmio iBest de Melhor do Brasil em Política.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado