Exclusivo

Bolsonaristas pressionam Tarcísio por Augusto Nunes no Roda Viva

Governador tem sido pressionado a demitir Vera Magalhães


Augusto Nunes em foto
Augusto Nunes pode ganhar cargo na TV Cultura - Foto: Reprodução/Internet
Por Daniel César

Publicado em 05/01/2023 às 04:47,
atualizado em 05/01/2023 às 09:47

Mal assumiu o governo de São Paulo e Tarcísio de Freitas (Republicanos) já sofre pressão para dar uma cambalhota na TV Cultura, principalmente no Roda Viva. Bolsonaristas não se conformam que o principal programa jornalístico e em termos de audiência da emissora esteja nas mãos de Vera Magalhães e pedem que ela seja substituída por Augusto Nunes.

Segundo apurou o NaTelinha, desde que venceu as eleições, Tarcísio vem sendo consultado sobre a TV Cultura. Antes do período eleitoral, reportagem mostrava que a situação de Vera estava delicada porque os dois concorrentes do segundo turno não a viam com bons olhos. Pouco depois, o nome de Carla Cecato foi ventilado, mas neste mesmo período, a Fundação Padre Anchieta anunciou a renovação de contrato da jornalista para permanecer à frente do programa.

Embora muita gente considere o caso como encerrado, não é bem assim. A Fundação é a mantenedora da TV Cultura e seu estatuto não permite intromissão política na programação. Na prática, no entanto, não é o que acontece, já que é o governo do Estado quem manda recursos e quem indica o presidente do conselho. É essa a aposta de bolsonaristas que querem a cabeça de Magalhães.

Vera é inimiga de primeiro time dos fãs e seguidores de Jair Bolsonaro (PL) e sua permanência à frente de um programa que, em tese, pertence a um governo bolsonarista é vista com má vontade. Políticos ligados ao ex-presidente já entraram em contato com o governador do estado para pressioná-lo pela saída da jornalista. Uma fonte da reportagem confirmou que Mário Frias é um dos nomes que encabeça a pressão ao lado de Ricardo Salles.

O pedido uníssono é de que Augusto Nunes assuma a função de mediadora do Roda Viva. Muito bem visto no ambiente dos apoiadores de Bolsonaro, o jornalista seria usado para transformar o programa de entrevista num espaço como se fosse a última voz do bolsonarismo no Brasil. Ao menos este é o plano que políticos de extrema-direita estão tentando implementar.

O NaTelinha conversou com funcionários da TV Cultura e ouviu que não será tão fácil assim. A Fundação Padre Anchieta promete resistir em qualquer tentativa de interferência e nos bastidores fala-se que o caso poderia até ser judicializado se for necessário. Mas pessoas próximas ao governo de Tarcísio de Freitas indicam que nada disso será necessário.

O governador já sinalizou que não pretende colocar Nunes como mediador do Roda Viva. Mesmo pressionado, Tarcísio tem mudado de assunto e recorrido ao estatuto da Fundação para explicar que não encontraria vida fácil e enfrentaria uma crise institucional. Neste momento, segundo apurou a reportagem, não há intenção no governador em tirar Vera Magalhães do Roda Viva e substitui-la por Augusto Nunes.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado