Desligamentos

7 demissões polêmicas de 2022: De música de Xuxa a assédio

Ao longo do ano, várias demissões tiveram motivos inusitados


Trio que foi demitido da TV
Ano de 2022 foi marcado por demissões - Fotos: Divulgação
Por Redação NT

Publicado em 16/12/2022 às 05:47,
atualizado em 16/12/2022 às 09:44

O ano de 2022 está terminando, e com ele várias demissões aconteceram por motivos até improváveis. Desde desligamento frutos de racismo, passando pela notícia estarrecedora de que um ator da Globo foi acusado de pedofilia e até quem foi demitido por uma "piada", como Léo Lins no SBT.

Houve quem também tenha sido desligado por conta de um comentário a respeito da facada sofrido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) enquanto ele era candidato em 2018. A vítima foi Flávio Meireles, na TV Clube, afiliada da Globo no Piauí.

Uma demissão que também chamou a atenção ocorreu na produção do Mais Você, da Globo. Enquanto Ana Maria Braga discursava sobre racismo e exigiria uma reportagem sobre o tema, entrou no ar a imagem de um macaco, o que ocasionou a demissão do profissional responsável.

Confira essa e outras demissões polêmicas:

Léo Lins

imagem-texto

Léo Lins foi demitido no começo do último mês de julho. Em seu show de stand up, o humorista fez uma piada com crianças que têm hidrocefalia e são assistidas pela AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), envolveu o Teleton e não agradou a emissora de Silvio Santos.

O ator foi chamado pelo RH do canal e informado sobre sua dispensa. A AACD também se manifestou nas redes sociais. "A AACD repudia veementemente a 'piada' feita por Leo Lins em vídeo divulgado recentemente nas redes sociais do comediante. Em uma fala extremamente feliz e bastante capacitista, ele ataca pessoas com hidrocefalia, chama as pessoas com deficiência de "crianças com vários tipos de problemas" e mostra desrespeito aos moradores do Ceará."

Flávio Meireles

7 demissões polêmicas de 2022: De música de Xuxa a assédio

O jornalista da TV Clube, afiliada da Globo no estado do Piauí, foi demitido depois de fazer um comentário acerca da facada sofrida por Bolsonaro em 2018. Ele afirmou que a facada foi "mal dada".

"Se já tava dentro, o que custava girar?", provocou. O post no Twitter viralizou, Flávio deletou o conteúdo, mas já era tarde demais. A TV Clube comentou que a postura "não condiz com a conduta de isenção orientada pela emissora".

Júnior Rocha

7 demissões polêmicas de 2022: De música de Xuxa a assédio

Jornalista que anunciou uma morte com uma música de Xuxa na TV Tarobá, afiliada da Band em Foz do Iguaçu, no Paraná, foi desligado da emissora. "Três bandidos foram assaltar uma residência aqui na fronteira, o Choque a Rocam chegaram e pápápá, e os bandidos estão no inferno a queimar", ironizou ele numa referência "Três patinhos".

Em meio à canção, Júnior ainda fez gestos de arma e tiros numa simulação da ação policial. Ao fim da reportagem do Brasil Urgente, sofreu uma advertência.

Ele foi desligado, no entanto, porque recebeu um convite da Polícia Militar do Paraná para fazer parte da corporação. "Acreditem nos seus sonhos. Se você pode sonhar, com certeza irá realizar. Obrigado, meu Deus, por tanto. Toda honra e toda glória ao Senhor", escreveu nos Stories.

Racismo no Mais Você

7 demissões polêmicas de 2022: De música de Xuxa a assédio

Em agosto, a Globo demitiu o funcionário que colocou no ar imagens de macacos enquanto Ana Maria Braga falava sobre racismo no Mais Você. Ela classificou o episódio como um "erro imperdoável".

"Sobre o VT que entrou errado enquanto eu falava de um caso de racismo no meu programa: Nós já investigamos e descobrimos quem foi a responsável pelo erro, é o tipo de erro imperdoável e, por isso, ela não faz mais parte da minha equipe", avisou a loira.

José Dumont

imagem-texto

Em setembro deste ano, José Dumont foi preso em flagrante por adquirir, possuir e armazenar em seu computador e em seu telefone celular, fotografias e vídeos contendo cenas de pornografia envolvendo crianças e adolescentes.

A denúncia contra o ator partiu de seus próprios vizinhos e a investigação ainda mostrou que câmeras de segurança do condomínio onde ele mora o flagraram abusando de um adolescente de 12 anos com beijos e carícias.

O famoso foi solto em outubro, com tornozeleira eletrônica, mas em novembro a Justiça do Rio aceitou a denúncia do Ministério público e Dumont se tornou réu também por estupro de vulnerável.

Vinícius Coimbra

imagem-texto

Diretor artístico de Nos Tempos do Imperador (2021-22), Vinícius Coimbra foi desligado da emissora no início do ano. Segundo ele contou ao Notícias da TV, o motivo foi "assédio moral", ainda que em nota a Globo tenha dito que "não tolera preconceito racial".

À época, o NaTelinha noticiou que a emissora fez uma verdadeira operação de guerra para abafar o caso de racismo na novela.

Veronica Debom

7 demissões polêmicas de 2022: De música de Xuxa a assédio

Atriz que denunciou Marcius Melhem ao Compliance da Globo, Veronica Debom foi demitida em 2022. Ela atuou por anos em novelas e humorísticos e também foi chefiada por Melhem em programas como o Zorra e o Tá no Ar: A TV na TV.

A Globo tratou o desligamento da funcionário como uma não renovação do acordo de trabalho. Isto é, ela sairia de um contrato fixo para contrato por obra ou um novo modelo.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado