Ranking

No dia da televisão, quais as 10 maiores emissoras do mundo?

Canais de TV crescem e se tornam grandes empresas do planeta


Pessoa segurando controle remoto diante de TV
No dia da televisão, quais as 10 maiores emissoras do mundo? - Foto: Reprodução

Em 1996, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 21 de novembro como o Dia Mundial da Televisão. A data fundada tem como objetivo valorizar o meio de comunicação e sua difusão em temas importantes para a comunidade global, como paz, segurança, desenvolvimento econômico e questões sociais e culturais.

No Brasil, emissoras buscam a cada dia cumprir a missão e desenvolve programas que buscam atender as expectativas geradas pela ONU. O veículo de comunicação desembarcou em terras tupiniquins em 1950 e, em 72 anos, muitas empresas tiveram concessões para entrarem no ar.

Se por um lado muitos desses canais não conseguiram se manter no ar, como a Manchete e a Tupi, outras se transformaram num grande conglomerado, como é o caso da Globo. Pelo planeta não é diferente. Confira as 10 maiores emissoras do mundo!

1° lugar - ABC

A ABC é a maior emissora do mundo. Com sede nos Estados Unidos, a sigla do grupo American Broadcasting Company é referêcia não só para o público, mas também em mercado internacional quando o assunto é a produção audiovisual, sendo uma das empresas do grupo de entretenimento Walt Disney.

Muitos questionam os ganhos do canal, que tem uma vasta programação, mas há quem diga que o faturamento é incalculável, já que poucos segundos na grade de comerciais custa uma bagatela de deixar qualquer empresário de queixo caído.

2° lugar - Globo

No dia da televisão, quais as 10 maiores emissoras do mundo?

A brasileiríssima Globo ocupa o segundo lugar do ranking. Com mais de 57 anos no ar, a emissora conquistou o povo brasileiro pelo jornalismo de qualidade, os programas de auditório e, sobretudo, pelas novelas, do qual se tornou referência em todo mundo. Foram mais de 300 títulos produzidos ao longo de sua história e muitos talentos revelados diante das câmeras.

Hoje, o canal se adapta com as novas mídias e tenta atrair o público mais jovem através do streaming da empresa, o Globoplay, inserindo no catálogo títulos antigos que marcaram a TV, mas também o investimento em novas tramas. 

3° lugar - CBS

O Columbia Broadcasting System faz parte da Sony, gigante da tecnologia e do audiovisual. O canal teve o marco de ser a segunda emissora de todo mundo a implantar o sistema de imagens a cores, ficando à frente da gigante ABC, que hoje ocupa o topo do ranking das maiores emissoras do mundo. 

4° lugar - NBC

Uma das mais importantes emissoras nos Estados Unidos, estudos apontam que a National Broadcasting Company detém a maioria da audiência dos lares norte-americanos. A confiança do público começou quando o canal foi o primeiro a transmitir sua programação a cores, fazendo com que os telespectadores ficassem encantados com o que era visto na tela.

5° lugar - Record

No dia da televisão, quais as 10 maiores emissoras do mundo?

Embora a Record tenha a história marcada entre altos e baixos, atualmente é o canal aberto mais antigo do Brasil, já que foi fundada em 1953, três anos após a chegada dos primeiros aparelhos de televisão no país. A empresa foi criada por Paulo Machado de Carvalho (1901-1992), passando a ser gerenciada por Silvio Santos em 1972 até 1990.

Após esse período, Edir Macedo comprou o canal e o administra até os dias atuais. Além de programação vasta, o canal produz jornalísticos, realities shows, novelas, entre outros programas.

6° lugar - Televisa

A televisão mexicana Televisa é referência na produção de novelas, tanto que dispõe de um catálogo de obras que conquistaram todo mundo, muitas delas, inclusive, foram exibidas pelo SBT ao logo dos anos. Hoje, ela dispõe de um elenco e equipes bem renomados tanto no mercado latino quanto no restante do planeta.

7° lugar - CNN e 8° lugar - BBC

O canal de notícias mais visto em todo mundo, a CNN foi fundada pela Time Warner. O intuito da empresa era exibir conteúdo jornalístico 24h por dia e deu certo. O formato foi replicado por diversos outros canais. Hoje, a CNN possui emissoras que levam a marca da empresa em diversos países, inclusive no Brasil.

Já a BBC é uma empresa inglesa e detém o oitavo lugar no ranking, sendo considerada uma das emissoras mais antigas do mundo, já que foi fundada em 1922.

9° lugar - China Central Television e 10° lugar - ESPN

A CCTV é a maior emissora de televisão da Ásia. O canal é controlado pelo Ministério de Rádio, Televisão e Filme da China, fazendo com que todos os conteúdos exibidos na telinha tenham que ser aprovados pela instituição governamental.

Já o canal esportivo ESPN ocupa a décima posição do ranking e o primeiro lugar no que trata de canal com cobertura esportiva. A programação tem 24h destinadas às modalidades que todo mundo ama, como futebol, vôlei e basquete. A marca está presente em mais de 100 milhões de casas nos Estados Unidos e também em mais de 150 países que produzem conteúdo nacional, como no Brasil.

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado