Premiação

Silvio Santos é eleito a maior personalidade da televisão brasileira em 70 anos

Apresentador e dono do SBT foi eleito por 20 jornalistas especializados em TV


Silvio Santos
Silvio Santos é a maior personalidade da TV brasileira, segundo jornalistas - Foto: Roberto Nemanis/SBT

Silvio Santos é a maior personalidade da televisão brasileira em seus 70 anos, completados nesta sexta-feira (18), segundo enquete realizada pelo NaTelinha com os 20 principais jornalistas especializados no segmento.

Fizeram parte da votação os editores-chefes do site, Fabrício Falcheti e Diego Falcão, o diretor de jornalismo e conteúdo Sandro Nascimento e também os jornalistas convidados: Carla Bittencourt (Jornal Extra), Chico Barney (UOL), Cristina Padiglione (Folha/Telepadi), Daniel Castro (Notícias da TV), Esther Rocha (O Fuxico), Fábia Oliveira (Jornal O Dia), Fabíola Reipert (Record), Fefito (UOL), Flávio Ricco (R7), Gabriel Perline (Notícias da TV), Keila Jimenez (R7), Márcia Piovesan (Revista Ti-Ti-Ti e portal Márcia Piovesan), Maurício Stycer (UOL), Nelson Rubens (RedeTV!), Nilson Xavier (Teledramaturgia e TV História), Patrícia Kogut (Jornal O Globo) e Sônia Abrão (RedeTV!).

Esses 20 profissionais fizeram suas escolhas em uma lista de 35 nomes previamente selecionados pelo NaTelinha com base em estudos, conversas e trocas de informações com professores, jornalistas, diretores e executivos de TV. Foram eles: Ana Maria Braga, Bibi Ferreira, Carlos Alberto De Nóbrega, Chacrinha, Chico Anysio, Cid Moreira, Clodovil, Dercy Gonçalves, Fausto Silva, Fernanda Montenegro, Flávio Cavalcanti, Francisco Cuoco, Galvão Bueno, Glória Menezes, Glória Pires, Gugu Liberato, Hebe Camargo, Jô Soares, José Wilker, Laura Cardoso, Lima Duarte, Luciano do Valle, Marília Pera, Milton Gonçalves, Raul Gil, Regina Duarte, Renato Aragão, Ronald Golias, Ruth de Souza, Sérgio Chapelin, Silvio Santos, Tarcísio Meira, Tony Ramos, William Bonner e Xuxa Meneghel.

Silvio Santos foi o nome mais votado entre os jornalistas, recebendo oito votos. Em segundo lugar apareceu Hebe Camargo (três votos) e em terceiro Chacrinha (dois votos). Carlos Alberto de Nóbrega, Glória Pires, Gugu Liberato, Jô Soares, Renato Aragão, Tony Ramos e Xuxa Meneghel também foram mencionados.

Silvio Santos é eleito a maior personalidade da televisão brasileira em 70 anos

Silvio Santos é a maior personalidade da TV

Nascido na Lapa, bairro do Rio de Janeiro, Silvio Santos começou a trabalhar como camelô com seu irmão, Leon, pelas ruas da cidade carioca. Senor Abravanel (seu nome de batismo) vendia produtos de diversos tipos, como caneta, capa protetora e títulos eleitorais. Ali já mostrava ter o dom da comunicação.

Sua vida mudou quando um fiscal da prefeitura apreendeu sua mercadoria e lhe entregou um cartão de uma rádio. Após fazer o teste na Rádio Guanabara, ficou lá por pouco tempo e investiu em um sistema de alto-falantes nas barcas que levavam trabalhadores do Rio a Niterói. O projeto deu certo e ele partiu para São Paulo, fazendo seu primeiro programa na TV Paulista.

Na nova cidade, se aproximou de Manoel de Nóbrega, adquiriu o Baú da Felicidade e foi se consolidando como apresentador. Na década de 1970, trabalhou na Globo e alcançava altos índices de audiência, mas não foi o suficiente para mantê-lo no canal e se transferiu para TV Tupi.

Em 1981, Silvio conseguiu a licença do canal 4 de São Paulo e transformou a TVS em SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). Em duas décadas, fez com que a empresa se tornasse a segunda maior emissora do país e chegou a incomodar a Globo diversas vezes.

Ao longo da carreira, fez sucesso com o Programa Silvio Santos, Topa Tudo por Dinheiro, Vamos Brincar de Forca, Show do Milhão, Casa dos Artistas, Topa ou Não Topa, Roda a Roda, Tentação, entre muitos outros. Pai de seis mulheres, o apresentador é casado com Iris Abravanel e já foi eleito o homem mais admirado do Brasil. No próximo dia 12 de dezembro, completa 90 anos de vida.

Xuxa Meneghel é eleita a maior personalidade da televisão brasileira em votação aberta na internet; confira

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado