Premiação

Xuxa é a maior personalidade da televisão brasileira, segundo internautas

Apresentadora foi eleita em enquete sobre os 70 anos da TV


Xuxa acenando dentro da sua nave
Eterna rainha dos baixinhos, Xuxa Meneghel foi eleita em votação promovida pelo NaTelinha - Foto: Xicão Jones

Xuxa Meneghel é a maior personalidade da televisão brasileira em seus 70 anos, completados nesta sexta-feira (18), segundo enquete realizada pelo NaTelinha com os internautas. Atualmente na Record e com passagens marcantes pela TV Manchete e Globo, a apresentadora foi a mais votada de uma lista de 35 nomes.

Esses artistas foram selecionados previamente pelo NaTelinha com base em estudos, conversas e trocas de informações com professores, jornalistas, diretores e executivos de TV. Foram eles: Ana Maria Braga, Bibi Ferreira, Carlos Alberto De Nóbrega, Chacrinha, Chico Anysio, Cid Moreira, Clodovil, Dercy Gonçaves, Fausto Silva, Fernanda Montenegro, Flávio Cavalcanti, Francisco Cuoco, Galvão Bueno, Glória Menezes, Glória Pires, Gugu Liberato, Hebe Camargo, Jô Soares, José Wilker, Laura Cardoso, Lima Duarte, Luciano do Valle, Marília Pera, Milton Gonçalves, Raul Gil, Regina Duarte, Renato Aragão, Ronald Golias, Ruth de Souza, Sérgio Chapelin, Silvio Santos, Tarcísio Meira, Tony Ramos, William Bonner e Xuxa Meneghel.

A eterna "rainha dos baixinhos" obteve 60% dos votos com a ajuda da sua legião de fãs. Silvio Santos obteve 26% da preferência do público e Hebe Camargo teve 7%. Fernanda Montenegro, Chacrinha e Chico Anysio também foram citados na enquete.

Xuxa é a maior personalidade da televisão brasileira, segundo internautas

Xuxa Meneghel é a maior personalidade da TV segundo os internautas

Xuxa início sua carreira como modelo em 1979, quando tinha apenas 16 anos. Logo começou a estampar as principais capas de revistas do país na época. Em 1983, chamou atenção do diretor Maurício Sherman e foi convidada para comandar o Clube da Criança, na extinta TV Manchete. O formato do programa recebeu elogios por ser inovador, porque intercalava brincadeiras e atrações musicais com desenhos animados.

Por conta do seu sucesso, Xuxa recebeu uma proposta para ganhar três vezes mais na Globo e aceitou o convite. Em 1986, estreava o Xou da Xuxa e se tornou um fenômeno na TV aberta, marcando uma geração inteira. As principais referências do público eram a entrada triunfal da apresentadora no palco por meio de uma nave espacial e a “marquinha” de beijo.

Xuxa vendeu milhões de cópias de discos durante sua trajetória, foi eleita pelo jornal francês Libération como uma das 10 mulheres mais influentes do mundo em 1987. Também conquistou as salas de cinema e recebeu o título de rainha dos baixinhos por conta da sua alta popularidade. Boni chegou a dizer em entrevista ao Jornal do Brasil que ela tinha se tornado uma personalidade maior que a Globo.

Nos anos de 1990, Xuxa fez enorme sucesso fora do país, como Argentina e Estados Unidos, tanto que entregou o Prêmio Emmy Internacional na categoria melhor programa infantil. Em 1992, ela deu um ponto final no Xou da Xuxa e iniciou sua transição para atrações adultas, lançando o Xuxa Hits e o Planeta Xuxa, outros dois grandes sucessos. Em 1998, o nascimento de Sasha ganhou reportagem especial do Jornal Nacional.

A partir dos anos 2000, Xuxa continuou com enorme influência, mas com menos audiência. Viveu um grande susto com o incêndio no cenário do Xuxa Park e se despediu do Planeta Xuxa em 2002. Comandou o TV Xuxa até 2014 e se transferiu para Record, canal onde é contratada atualmente.

Silvio Santos é eleito a maior personalidade da televisão brasileira por 20 jornalistas especializados em televisão; confira

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado