Não resista. Assista!

Babi Xavier relembra Ilha da Sedução no SBT: "Não se coloca amor à prova sem motivo"

Apresentadora recorda programa que estreou há exatos 20 anos no SBT


Babi Xavier em 2002 e atualmente no Instagram
Babi Xavier em 2002 e atualmente; apresentadora diz que dá conta do recado quando o assunto é reality - Foto: Montagem/Reprodução/Instagram
Por Thiago Forato

Publicado em 04/08/2022 às 04:00,
atualizado em 04/08/2022 às 10:03

"Não resista. Assista". Era assim que o SBT alardeava, há 20 anos, a estreia do reality Ilha da Sedução, que teve apenas uma temporada comandada por Babi Xavier. Com muita propaganda durante a Casa dos Artistas (2001-2002), a atração tropical que testava a fidelidade dos casais tinha uma missão: substituir o patrão à altura nas noites de domingo. A experiência foi marcante para a apresentadora, que guarda boas recordações do projeto que não ganhou continuidade. "Não se coloca amor à prova sem motivo", orgulha-se em entrevista ao NaTelinha.

O formato consistia em reunir quatro casais que iriam para uma ilha no Caribe onde passariam 15 dias, com 13 pessoas do sexo oposto e colocar a fidelidade em xeque. Originalmente da Fox, o Temptation Island colocava pela primeira vez uma mulher no comando. "Até aquele momento, só apresentadores homens, e talvez, se não me falhe a memória, um casal, em algum país, estiveram à frente da apresentação", recorda.

"Não foi ao vivo, mas a direção e a edição foram excelentes e contaram as histórias! O desafio, também, era formar um público cativo a partir de um formato inédito no Brasil e exibido em horários um pouco diferentes durante as semanas, às vezes, por conta da grade do SBT, a emissora que transmitiu", completa.

As lembranças, segundo Babi, são boas, sobretudo pela possibilidade de trabalhar com três idiomas diferentes simultaneamente. "A equipe era da Argentina, Estados Unidos e Inglaterra, além dos brasileiros. Muito sol, dias lindos, natureza e ralação, pois reality show é 24/7 [24 horas por dia e sete dias por semana], não para e a gente tem que estar atento", pondera.

Participantes tentavam driblar produção, diz Babi Xavier

Babi Xavier relembra Ilha da Sedução no SBT: \"Não se coloca amor à prova sem motivo\"

Apesar das propagandas que Silvio Santos fazia sempre que podia e dos anúncios que tentavam seduzir o telespectador, o Ilha da Sedução não foi bem em audiência. Inicialmente às 20h30, perdia para o Fantástico e algumas depois, foi transferido para às 23h por "conter cenas fortes" que seriam levadas ao ar. O novo horário possibilitou momentos de primeiro lugar, mas o reality não teve continuidade.

Questionada sobre a razão que possa explicar a falta de interesse do público em relação aos outros programas que bombavam na época como o Big Brother Brasil e a própria Casa dos Artistas, Babi acredita que o "SBT teve outras prioridades na época, provavelmente".

Apesar disso, o Ilha da Sedução foi importante precursor desse filão de reality de casais envolvendo fidelidade e azaração. A ruiva afirma que seu contato com os participantes era praticamente zero. "Só na hora da gravação. Fogo, né? Eu queria saber dos detalhes, mas não podia falar nada fora do script, nem em reservado", garante.

Durante as gravações, a apresentadora classifica como "curiosa" a maneira como os participantes tentavam viver suas aventuras. "Não desligar os microfones, pois não podiam, mas não fazer barulhos quando estavam ficando juntos! Até falar em códigos e pano na porta para não passar som, colocaram", diverte-se.

Na visão de Babi, os casais não se testaram por acaso. "Não se coloca amor à prova sem um bom motivo. Cada casal tem sua combinação e 'o combinado não é caro'", acredita ela, ressaltando que com o curso de Psicologia que está fazendo atualmente, poderia ser capaz de instigar e provocar muito mais os participantes nos tempos atuais.

"Aprendi [com o programa], também, que dou conta do recado quando o assunto é apresentação do formato Reality. Imagine as perguntas e apontamentos que posso fazer, agora, com meu curso de Psicologia na FAMATH, em Niterói, RJ, que estou estudando? [risos] A cada semestre, estou ficando mais graduada quando o assunto é o comportamento humano!"

Babi Xavier sobre sua evolução, agora cursando Psicologia

Participação em A Fazenda e saudades do Ilha da Sedução

Babi Xavier relembra Ilha da Sedução no SBT: \"Não se coloca amor à prova sem motivo\"

Depois de sete anos de findado o reality do SBT, Babi Xavier esteve confinada na primeira temporada de A Fazenda, na Record. A experiência na apresentação do Ilha da Sedução pode ter ajudado no programa da Record. "Tudo em que trabalhei na Arte e na Comunicação, tudo que pude participar me gerou experiência", diz.

Se ela prefere participar ou apresentar um reality, a resposta vem na ponta da língua: apresentar. "É o meu ofício, que amo! Participar de um reality com meu par amoroso, para ver se rola fidelidade... Provavelmente, não. Fidelidade, monogamia, está tudo sendo tão combatido. Quero dizer, debatido, nos dias de hoje...", explana.

"É uma construção cultural. E quando a desafiamos, portanto, lá vem polêmica, dor e decepção! É complexo."

Por fim, manifesta o desejo de assistir ao Ilha da Sedução, reality que estreava em 4 de agosto de 2002. "Adoraria matar as saudades! Foi o meu momento mais bronzeado na vida!", lembra ela, nostálgica.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado