Problemão

Globo monta operação para salvar 4 atrações que viraram dor de cabeça

A emissora carioca ligou o alerta em relação ao Mais Você, Encontro, Cara e Coragem e Pipoca da Ivete


Montagem de fotos de Ana Maria Braga, Patrícia Poeta, Taís Araújo e Ivete Sangalo
A Globo não está satisfeita com a audiência e a repercussão negativa de alguns programas - Victor Pollak, Sérgio Zalis, Fábio Rocha/TV Globo e Instagram
Por Jéssica Alexandrino

Publicado em 03/08/2022 às 04:39,
atualizado em 03/08/2022 às 08:49

A Globo está montando uma operação para salvar quatro atrações de sua grade de programação que acabaram se transformando em dores de cabeça: Mais Você, Encontro, Cara e Coragem e Pipoca da Ivete. Troca de horários que não funcionou, repercussão negativa de estrelas da casa e audiência abaixo do esperado são alguns fatores que estão preocupando a direção da emissora e acendendo um alerta para tentar correr atrás do prejuízo.

Durante a semana, o problema já começa na Super Manhã, que foi relançada e, desde 4 de julho, sofreu algumas mudanças. O Mais Você trocou de horário com o Encontro, mas a estratégia da emissora, que era aproximar os telespectadores da programação, não está funcionando. O objetivo inicial era que o matinal de Patrícia Poeta sucedesse os telejornais da manhã para ser uma continuação do Jornalismo, já que reúne informação e entretenimento, enquanto a atração de Ana Maria Braga teria suas receitas exibidas em um horário mais próximo do almoço.

Os números do Ibope mostram que essa inversão pode não ter sido uma boa ideia. O Mais Você já tinha uma audiência consolidada e registrava, com facilidade, médias acima dos 7 pontos quando vinha logo após os noticiários. Agora, pegando o bastão do Encontro, que entrega uma audiência bem menor do que a que recebe do Bom Dia Brasil, o programa chegou a não sair da casa dos 6 pontos por vários dias seguidos no mês de julho.

No quesito repercussão, as coisas também não vão bem. Desde que assumiu a antiga atração de Fátima Bernardes, Patrícia Poeta figura todos os dias nos assuntos mais comentados do Twitter, mas 90% das mensagens que fazem menção à gaúcha são negativas. Os internautas dizem que a jornalista não tem carisma, é egocêntrica e quer aparecer demais, jogando Manoel Soares, que foi anunciado como um dos apresentadores, para um papel de coadjuvante. A postura da morena em relação ao colega foi muito comentada desde a estreia dos dois na nova programação.

No último dia 18, uma mulher dormiu na plateia do Encontro e viralizou nas redes sociais. Telespectadores do programa chegaram a dizer que o conteúdo era "tão interessante" que nem quem estava no estúdio conseguiu se manter atento. Muita gente também não entendeu o fato de o matinal começar a ser produzido em São Paulo se o cenário continuou o mesmo e as pautas tampouco mudaram. A explicação da emissora para isso é que fazer as duas atrações do mesmo local garantiria uma maior sinergia entre as produções.

Por enquanto, a emissora vai deixar a Super Manhã do jeito que está porque entendem que esses problemas iniciais são provocados pela falta de hábito, já que o público e os apresentadores precisam se adaptar a essas mudanças, que ainda são recentes. Assim como no início do Encontro com Fátima Bernardes também choviam críticas e depois os telespectadores se acostumaram. Se, depois da Copa do Mundo, período em que as atrações ficarão alguns dias fora do ar, a programação ainda não tiver reagido, novas alterações podem ser colocadas em prática.

Em coletiva de imprensa realizada no fim de junho, tanto os talentos do canal quanto a equipe de direção, Amauri Soares e Mariano Boni, deixaram claro que as novidades seriam experimentadas no dia a dia e que, se vissem que algo não funcionava e que estavam errando em algum ponto, poderiam procurar um novo caminho e recalcular a rota.

No ar desde maio na Globo, Cara e Coragem não decolou até agora

Marcelo Serrado, Taís Araújo e Paolla Oliveira posando para foto em heliponto
João Miguel Júnior/TV Globo

Sendo exibida na faixa das 19h desde 30 de maio, Cara e Coragem ainda não decolou nem conseguiu atrair o interesse dos telespectadores da Globo. Os números de audiência da novela são parecidos com os de sua antecessora, Quanto Mais Vida, Melhor, que foi considerada um fracasso de Ibope. No Globoplay, a trama de Claudia Souto também tem baixo desempenho e é a única, entre os folhetins inéditos, que não aparece no top 10 dos conteúdos mais vistos da plataforma.

Para tentar reverter essa situação, a emissora já havia agendado mais participações do elenco da novela em programas da casa, como o Encontro, além de aumentar o número de chamadas durante a programação. Agora, além de divulgar a trama, os inserts estão explicando a história para o público, já que uma das principais reclamações dos telespectadores é sobre não entender o que se passa com os personagens.

Pipoca da Ivete perdeu audiência de uma semana para a outra

Ivete Sangalo sorrindo e posando no cenário do Pipoca da Ivete
Foto: Fábio Rocha/TV Globo

No ar desde o último dia 24, o Pipoca da Ivete de domingo (31) perdeu 20% de audiência em relação à estreia. Apesar de ter se mantido na liderança na Grande São Paulo, onde registrou média de 9,5 pontos, o programa perdeu para a Record na Bahia, estado onde a cantora nasceu e tem forte apelo, e deixou a direção da Globo atenta, já que não se esperava que isso fosse acontecer, muito menos na segunda edição da atração.

Nas redes sociais, internautas comentam que as dinâmicas do Pipoca se assemelham muito às que eram exibidas nos programas antigos do SBT, inclusive no Passa ou Repassa, que ainda integra o Domingo Legal e vai ao ar no mesmo dia e em horário próximo ao do vespertino global. Boa parte das menções à nova atração de Ivete falam que só falta um comercial da Jequiti e que Silvio Santos foi a grande inspiração da produção do dominical.

Já em estado de alerta, a direção da Globo passou a veicular chamadas da próxima edição do Pipoca desde segunda-feira (1º), quando geralmente inserts dos programas do fim de semana começam a ser exibidos apenas a partir das quintas-feiras. Com temporada prevista para terminar somente em outubro, em sua segunda semana a atração de Ivete Sangalo já deixou a desejar em relação ao seu antecessor, The Voice Kids, que nunca registrou uma média inferior a 10 pontos.

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado