Exclusivo

Band faz suspense com Faustão em 2023 para evitar desastre comercial

Emissora indica que apresentador seguirá com programa diário, mas impressão nos bastidores é outra; neste mês, ele perdeu 30 minutos para Zeca Camargo


Faustão na Band
Ao indicar que Faustão continua no ar de segunda a sexta-feira em 2023, emissora busca dar uma satisfação ao mercado - Foto: Reprodução/Band

A Band não nega nem confirma a permanência de Faustão em sua programação diária em 2023. Procurada, a emissora garante que a atração comandada pelo veterano só deixa a grade de segunda a sexta-feira se essa for a opção do apresentador. Tal posicionamento, na verdade, é uma forma de blindar o programa de se tornar um desastre comercial.

O NaTelinha apurou que a emissora decidiu indicar a permanência do Faustão na Band para a imprensa, como ocorreu nesta semana, para que o programa não se torne um problema no setor comercial. Confirmar que a atração não será mais diária no ano que vem seria como assumir o fracasso da grande aposta do canal em 2022.

Ao dizer que o programa não ficará restrito aos finais de semana, a emissora busca dar uma satisfação ao mercado. O objetivo é que, garantindo por ora a permanência de Fausto Silva nas noites de segunda a sexta, as vendas do programa pelo setor comercial do canal se tornem mais fáceis.

Afirmar que Faustão só irá ao ar aos domingos, por exemplo – como ele fazia à frente do Domingão até o ano passado, na Globo –, seria admitir que a atração diária está com os dias contados e assumir o fracasso da empreitada. Esse cenário fatalmente afastaria os anunciantes e poderia, até mesmo, antecipar a reformulação do programa na grade.

Nos bastidores da Band, Faustão ainda não confirmou se vai dar continuidade a seu programa diário em 2023. Dentro da própria equipe, muitas profissionais apostam na mudança da periodicidade, mas ainda dependem de uma confirmação do apresentador.

A crise interna, contudo, já é uma realidade. O alto custo do programa diário causou uma demissão em massa nas últimas semanas. Os cortes também incluíram o almoço da plateia, que antes podia frequentar uma churrascaria, mas agora tem de se contentar com dois lanches, no início e no fim da gravação.

Faustão perde tempo na grade para Zeca Camargo; manobra da Band busca aumentar a média do recém-contratado

Band faz suspense com Faustão em 2023 para evitar desastre

Recentemente, Faustão perdeu meia hora de seu programa para o 1001 Perguntas, de Zeca Camargo, que vai ao ar logo depois. Foi uma manobra da Band porque os últimos 30 minutos eram aqueles em que o programa de variedades de Fausto Silva registrava sua menor audiência. Isso fazia com que a média da atração diária caísse.

Desde que Faustão perdeu tempo na grade, as mudanças nos números de seu programa já puderam ser notadas. Na última quinta-feira (27), a atração anotou média de 4,6 pontos na Grande São Paulo, bem mais do que os 2,7 pontos registrados no início do mês, na quarta-feira do dia 6 de julho. Os dados são do Kantar Ibope.

Fica a impressão de que Fausto Silva está elevando seus índices. Só que, até as 22h, o público alcançado pelo apresentador já estava na faixa dos 4 pontos, só eram prejudicados pelos 30 minutos finais, com menor audiência. A maior média, até hoje, foi na estreia: 8,3 pontos em 17 de janeiro.

Atualmente, o Faustão na Band vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 20h30, com diferentes quadros cada dia da semana. Além do titular, o programa também Anne Lotterman e o filho do comunicador, João Guilherme Silva, no time de apresentadores.

Podcast Dupla de 2

Fabrício Falcheti e Sandro Nascimento levam em um bate-papo descontraído sobre os assuntos da televisão e famosos, com muitas informações de bastidores em primeira mão; confira

Ouça agora
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado