Vinícius Coimbra

Roberta Rodrigues foi aconselhada a ignorar racismo cometido por ex-diretor da Globo

A atriz fez um post em seu Instagram falando sobre o caso dos bastidores de Nos Tempos do Imperador


Roberta Rodrigues de cabelos soltos, olhando para a câmera com expressão séria
Roberta Rodrigues em clique publicado nas redes sociais - Reprodução/Instagram
Por Jéssica Alexandrino

Publicado em 13/07/2022 às 15:35,
atualizado em 13/07/2022 às 15:56

Roberta Rodrigues publicou uma foto em que aparece ao lado de Dani Ornellas e uma equipe de advogados e escreveu um texto em que falou sobre a acusação de racismo que as duas atrizes fizeram, junto com Cinnara Leal, contra o ex-diretor da Globo Vinícius Coimbra, com quem elas trabalharam na novela Nos Tempos do Imperador (2021-2022). No post, a famosa revelou que foi aconselhada a ignorar o que aconteceu.

"Queria agradecer a todos aqueles que me disseram que não ia dar em nada, que era pra esquecer e fingir que nada aconteceu, que isso acabaria com a minha carreira, que eu era louca, pois não há justiça nesses casos", iniciou Roberta.

A atriz continuou detalhando tudo o que ouvia. "Que tudo que fizeram era uma forma de proteger os pretos, que nós não tínhamos entendido. Agradecer também todos que fizeram parte desse trabalho e até hoje fingem que nada aconteceu.  Agradecer por terem se calado enquanto minha alma era ferida na frente de todos", seguiu.

"Agradecer por vocês que soltaram as nossas mãos (minha e da @ornellas.dani) no momento em que um crime era cometido. Aqueles que dizem que racismo é coisa da nossa cabeça. Aqueles que nos chamam de irmãs nas redes (para ficar bem na fita) e se calam na prática", pontuou.

Roberta citou novamente a colega de profissão e explicou que isso envolve muito mais gente. "Obrigada a vocês que não acreditaram, vocês me fizeram ter mais certeza e força para jamais desistir dos meus direitos. Tudo isso não é sobre eu e @ornellas.dani apenas, é sobre todo um povo e nossa ancestralidade", escreveu.

"Obrigada aqueles que realmente não vivem o falso moralismo apenas pra fingir que é de verdade e serem aceitos em um sistema totalmente racista", finalizou ela, após agradecer os advogados.

Dia do Rock! Celebre rindo com os melhores memes

- Família é encontrada vivendo secretamente em museu infantil

Ex-diretor da Globo tem caso de racismo detalhado: "Elenco de um lado, negros do outro"

Vinícius Coimbra falando e olhando para a câmera
Foto: Reprodução

As atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues acusam o diretor Vinícius Coimbra de racismo nos bastidores de Nos Tempos do Imperador. A novela das 18h chegou ao fim na Globo em 4 de fevereiro, com baixa audiência e muitas polêmicas. Reportagem divulgada nesta quarta-feira (13) deu mais detalhes sobre as denúncias, investigadas pelo Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ).

De acordo com a revista Veja, uma fonte da produção da novela relatou que Vinícius Coimbra usou palavras agressivas por diversas vezes nas gravações de Nos Tempos do Imperador. A novela criada por Alessandro Marson e Thereza Falcão também foi acusada, nas redes sociais, de endossar discursos racistas.

Em episódio relatado pela reportagem, em uma cidade cenográfica nos Estúdios Globo, Coimbra teria ordenado: “Elenco pra esse lado, negros pro outro lado”. Uma das atrizes questionou, na ocasião: “E eu que sou do elenco e sou negra, de que lado fico?”, mas foi ignorada pelo diretor da novela.

Ainda segundo a reportagem, o MPT-RJ abriu inquérito e, na tarde de terça-feira (12), colheu o depoimento das três atrizes. Elas pedem indenização pelo crime de racismo e por danos morais. Em breve, outros nomes serão convocados para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

As artistas só decidiram ir à Justiça porque o fato foi comunicado aos diretores Ricardo Waddington, de entretenimento, e José Luiz Villamarim, de dramaturgia, mas nada foi feito para apurar o caso internamente na empresa. A Globo tem um sistema de compliance para proteger as relações entre os funcionários e apurar denúncias de abusos, como assédio moral ou sexual.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado