Decisão

Globo demite diretor após acusações de racismo

Vinícius Coimbra foi desligado do canal após apuração sobre bastidores do Nos Tempos do Imperador


Vinícius Coimbra durante gravações de Novo Mundo
Globo demite diretor após acusações de racismo - Foto: Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 11/03/2022 às 20:30,
atualizado em 11/03/2022 às 20:35

A Globo decidiu demitir Vinícius Coimbra, diretor artístico de Nos Tempos Imperador, nesta semana. O profissional vinha sendo acusado de racismo por parte de atores e equipe da novela, que contava parte da história dos negros escravizados no Brasil. Apesar disso, Vinícius afirma que o motivo de seu desligamento foi assédio moral, segundo o Notícias da TV. Coimbra comentou sobre a decisão da emissora.

"Fui comunicado do meu desligamento da Globo por assédio moral. Nas últimas semanas, muito foi dito a meu respeito. Por isso, agradeço àqueles que prezaram por uma apuração responsável dos fatos, sem atribuir a mim atitudes que não condizem com a minha índole ou que não são da minha competência", afirmou.

"Como homem branco, porém, reconheço minha responsabilidade por atitudes que reproduzem privilégios. Eu sinceramente não gostaria que isso tivesse acontecido e estou empenhado para que não se repita. Desculpei-me à época e me desculpo novamente. Reafirmo meu profundo respeito pelo elenco da novela. Quero poder contribuir para juntos repararmos esta situação e construirmos um futuro melhor", completou o diretor de Nos Tempos do Imperador.

Globo se posiciona sobre demissão de Vinícius Coimbra

Em nota, a Globo se pronunciou sobre o caso, sem detalhar muito o episódio, já que a emissora não comenta questões relacionadas a compliance (área da empresa responsável por fazer cumprir as normas legais e regulamentares da companhia). Vale lembrar que o canal fez operação de guerra para abafar caso de racismo em Nos Tempos do Imperador.

Confira na íntegra a resposta da Globo:

"Sobre a sua consulta e em relação a notícias recentes a respeito de denúncias envolvendo a novela 'Nos Tempos do Imperador', a Globo reitera que não expõe apurações de relatos recebidos por sua ouvidoria, em razão do sigilo garantido a todos os colaboradores em seu código de ética e que, por isso, não vai se manifestar sobre o assunto. Preconceito racial é uma prática não tolerada pela Globo. A fim de manter seu ambiente corporativo livre de discriminação, a empresa conta com um sistema de compliance atuante, com treinamentos de conscientização frequentes de seus colaboradores e um código de ética que proíbe a discriminação e pune severamente as violações apuradas.

Mas reconhecemos que, como ocorre em todos os segmentos da sociedade, há muito a avançar no caminho da diversidade, para além das rigorosas regras de compliance que praticamos no nosso dia a dia a esse respeito. Em relação à novela 'Nos Tempos do Imperador', a empresa acredita que poderia ter adotado precauções extras para abordar a temática racial, nas diversas dimensões que a produção exigia. Nesse sentido, foram identificadas oportunidades de aperfeiçoar nossos processos internos para tratar adequadamente esta e outras temáticas sensíveis, garantindo que sua abordagem contribua para o avanço no caminho da diversidade, preservando a sensibilidade do público e de nossos colaboradores.

Este processo contínuo em busca de oportunidades de melhoria é possível em virtude da crença da Globo no permanente diálogo e na criação de mecanismos para intensificá-lo, especialmente com seus colaboradores, que desde o ano passado estão engajados em treinamentos específicos sobre Diversidade e Inclusão e em grupos de afinidades de mulheres, negros e negras, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência para a promoção de ambientes cada vez mais inclusivos e representativos. Através de iniciativas como essas, conduzidas pela área de Diversidade e Inclusão, criada em 2020, e que fazem parte da ampla política de diversidade da empresa, a Globo avança e aperfeiçoa seus processos internos, atenta sempre para as legítimas demandas que se apresentam, sem perder o foco nos princípios que constituem a sua essência."

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado