Plim plim

Super Manhã da Globo: De Manoel Soares de escanteio a paz de Ana Maria Braga com novo Louro

Os primeiros dias das mudanças do Encontro e do Mais Você deram o que falar


Montagem de fotos de Manoel Soares, Ana Maria Braga e Patrícia Poeta em seus respectivos cenários
Manoel Soares, Ana Maria Braga e Patrícia Poeta ganharam novas missões - ReproduçãoTV Globo
Por Jéssica Alexandrino

Publicado em 08/07/2022 às 05:07,
atualizado em 08/07/2022 às 07:32

A estreia da nova programação das Super Manhãs da Globo aconteceu na última segunda-feira (4) e deu o que falar. Logo no primeiro dia o público se frustrou com o espaço dado a Manoel Soares no Encontro, já que, quando as mudanças foram anunciadas, o que se esperava era que o jornalista dividisse o comando da atração com Patrícia Poeta, mas ele ficou mais como uma espécie de comentarista ou auxiliar. A própria comunicadora chegou a dizer que Fátima Bernardes contou com vários parceiros ao longo dos últimos 10 anos e ela agora pode contar com o colega.

A questão de "a Globo ter enganado ao prometer um Encontro diverso" chegou a ser comentada nas redes sociais e muito se falou sobre o novo nome do matinal. "Encontro Patrícia Poeta" é o que diz a logo utilizada nas páginas do programa e no Globoplay, o que já deixa claro que a titular da atração é realmente ela. "Precisamos falar sobre o Manoel (apresentador do Encontro) que na comunicação da Globo virou apenas o 'Louro José' da Patrícia Poeta", escreveu um internauta identificado como Julio.

Além das reclamações pelo papel de coadjuvante dado a Manoel, um momento do programa foi tido como um exemplo de racismo estrutural. No fim da edição, Ana Maria Braga surgiu no telão para interagir com os colegas de emissora e mandou entregar uma bandeja de coxinhas e pães de queijo e um buquê de flores. A produção então entrou com os presentes, mas quem ficou com o buquê foi Poeta, enquanto Manoel segurava a bandeja de quitutes ao seu lado. A plateia ainda gritou somente o nome da apresentadora e a cena viralizou.

O nome do Louro José também esteve em alta nos últimos dias. Isso porque muito se falava sobre o novo papagaio do Mais Você, que ficava de escanteio desde que "encontrou" Ana Maria Braga. Porém, na segunda-feira, a veterana decidiu afastar os boatos de brigas com o Louro Mané e se emocionou ao falar do antigo companheiro, a quem classificou como "insubstituível". "Espero que a gente tenha um longo caminho pela frente", afirmou ela.

Dando fim aos comentários que Louro Mané e ela poderiam ter uma relação estremecida e de que ele poderia sair do programa, propôs reviver as pegadinhas que fazia com Louro José. "A gente fazia as pegadinhas, eu faço uma pergunta sem sentido nenhum e você tem que descobrir a resposta. É um monte, é um saco de besteirol", brincou. O mascote, com a voz embargada, respondeu: "Muito feliz de ter te encontrado. Espero ficar muito tempo com você e o público de casa".

Apesar da inversão de horários entre Mais Você e Encontro ter o objetivo de deixar a programação mais fluida e aproximar o conteúdo do público, teve quem não tenha visto sentido na decisão da Globo. Isso porque o tradicional café da manhã servido por Ana Maria Braga ficou pra muito tarde e as receitas que ela ensina não poderiam ser preparadas pelo telespectador que quisesse experimentar o prato ainda no almoço daquele dia, já que precisaria de tempo para comprar algum ingrediente que faltasse e se dedicar ao preparo. O fato de o Encontro ter atrações musicais e começar tão cedo também incomodou, até porque dificulta a ida de alguns artistas ao programa, já que eles costumam fazer shows de madrugada e no outro dia precisariam estar lá bem cedo.

Outra questão que deixou o público confuso foi o motivo do Encontro ter passado a ser feito em São Paulo, já que o cenário continua o mesmo e Patrícia Poeta já morava no Rio. Nas redes sociais, rolou até uma brincadeira de que se algum desavisado ligasse a TV iria pensar que Fátima Bernardes faltou ou está de férias e aqueles ali são apenas seus substitutos, já que a proposta do matinal continua a mesma e não teve novidades.

Globo perdeu audiência na estreia da nova programação

Super Manhã da Globo: De Manoel Soares de escanteio a paz de Ana Maria Braga com novo Louro

Logo na estreia da nova programação das Super Manhãs a Globo perdeu 10% de audiência em relação à segunda-feira anterior. O Encontro, agora com o comando de Patrícia Poeta e Manoel Soares, registrou 7,2 pontos de acordo com dados do Kantar Ibope obtidos pelo NaTelinha junto a fontes do mercado. Já no último dia 27, a atração conseguiu pontuar com 8,0. O Mais Você, que agora entra no ar às 10h35, também perdeu público nesse novo horário. Na semana passada, registrou 7,6, enquanto na segunda (4) ficou com 7,1 pontos, uma queda de 6,6%.

Na terça-feira (5), a situação do Encontro melhorou e o programa registrou média de 8,2 pontos, contra 7,3 do mesmo dia da semana anterior. O mesmo aconteceu com o Mais Você, que alcançou 7,8 pontos, uma diferença de 0,7 para o último dia 28, quando a média registrada foi de 7,1.

Já na quarta-feira (6), os números voltaram a cair em relação à quarta anterior. Os dois programas registraram média de 7,3 pontos, enquanto, na semana passada, o Encontro marcou 7,4 e o Mais Você 8,1.

 

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado