Prática racista

Ana Maria Braga repreende blackface no Mais Você: "É prestar atenção"

Apresentadora lamentou momento exibido em quadro


Ana Maria Braga e blackface no Mais Você
Ana Maria Braga lamenta blackface ao vivo - Foto: Reprodução/TV Globo
Por Redação NT

Publicado em 20/05/2022 às 11:55,
atualizado em 20/05/2022 às 12:16

Ana Maria Braga, em exibição do Jogo de Panelas nesta sexta-feira (20), interrompeu o quadro depois do participante Anderrupson surgiu com maquiagem forte para parecer negro, caracterizado como blackface, prática racista. A apresentadora convidou a jornalista e professora Rosane Borges para condenar a prática que surgiu no século 19 nos Estados Unidos. "É prestar atenção e respeitar o outro", pediu a titular do Mais Você.

Felipe, anfitrião do Jogo de Panelas de hoje, ficou claramente desconfortávelcom a blackface do rival. "Não precisa se pintar de negro, a gente não brinca de ser negro. Temos toda uma história e é sofrido. Não se pinte para ser negro", lamentou ele.

A especialista convidada do Mais Você recordou como surgiu a blackface e que foi um recurso utilizada pela aristocracia escravagista. "Fazia da técnica uma forma de estereotipar e negar a humanidade das pessoas negras", explicou.

"Não devemos fazer", afirmou ela à Ana Maria Braga

imagem-texto

De acordo com Rosane, ainda, a blackface passou a ser utilizado no cinema e também no Carnaval brasileiro. "Não devemos fazer em nenhuma hipótese. Estamos em pleno século 21, é preciso que a gente avance enquanto a humanidade e civilização e que digamos não e uma técnica tão cruel e desumanizadora."

"Esse esclarecimento faz parte da essência do nosso programa e é bom pra todo mundo aprender. Tem um monte de gente que não percebe isso, mas já está na hora, está tão dito... É prestar atenção e respeitoar o outro."

Ana Maria Braga

Anderrupson, então, foi repreendido. "Quero dizer que ele não deve fazer. Estamos esclarecendo pra que isso não ocorra em festa, em lugar que você for e entender que é um comportamento que não deve ser mais repetido", encerrou Ana.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado