Carta na manga

Globo temeu lobby de Bolsonaro a favor do SBT com Conmebol por Libertadores

Jair Bolsonaro abriu as portas do Brasil durante a Copa América em 2021


Logos da Globo e SBT nas extremidades e Jair Bolsonaro no centro
Libertadores volta para as mãos da Globo - Foto: Divulgação
Por Thiago Forato, com Sandro Nascimento

Publicado em 16/05/2022 às 15:21,
atualizado em 17/05/2022 às 08:59

Vencedora do próximo ciclo da Copa Libertadores entre 2023 e 2026, a Globo temeu que a competição continuasse nas mãos do SBT pelas próximas quatro temporadas não só em virtude da boa relação da emissora com a Conmebol, mas também pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), apurou o NaTelinha.

A emissora carioca soube que o presidente que vai tentar a reeleição poderia interferir na negociação a favor do SBT, já que ele apoiou a Conmebol no ano passado durante a Copa América, quando nenhum país aceitava receber a competição de seleções, e ele abriu as portas do Brasil em meio à uma crise sanitária que ainda estava instalada por aqui.

Copa América esta que fez o SBT, pela primeira vez na história, derrubar uma novela das nove no Ibope. Em julho do ano passado, ainda era uma reapresentação de Império (2014-2015). A final do Brasil contra a Argentina rendeu 20,9 pontos de média e pico de 24,6 enquanto a bola rolava. No embate contra o folhetim de Aguinaldo Silva, a Globo perdeu de 19,8 a 21,8.

Esta era uma carta na manga de Bolsonaro para prejudicar a Globo e fazer com que ela passasse mais quatro anos sem os direitos da competição mais importante de clubes da América do Sul. Como prêmio de "consolação", no entanto, o SBT conseguiu garantir a Copa Sul-Americana, competição que a rede de Silvio Santos prometeu mudar de patamar.

Globo já sabia da vitória da Libertadores dias antes

imagem-texto

Alguns dias antes do anúncio oficial que mobilizou torcedores nas redes sociais, a Globo já sabia que seria a nova detentora da Libertadores. Na última semana, houve apenas medidas protocolares, como garantias de pagamentos e alguns detalhes acerca do contrato. Por isso a demora em anunciar.

A rede da família Marinho já iniciou o processo de conversa com o mercado para vender os jogos da competição em seu pacote comercial. Ela poderá mostrar até 25 duelos anualmente. A novela chegou ao fim para o grande público na última quinta-feira (12). A Libertadores volta à Globo depois de três temporadas no SBT.

O SBT se orgulha de ser "pé quente", já que as últimas duas finais houve somente clubes brasileiros de maneira consecutiva. Isto nunca havia acontecido na história nos tempos de exclusividade da Globo.

NaTelinha no Google News

Acompanhe as exclusivas da televisão, resumos das novelas, as bombas dos famosos, realitys e muito mais na palma da mão.

Siga-nos
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado