Obras consagradas

SBT ainda tem os direitos da novela Ana Raio e Zé Trovão da Manchete?

Manchete teve algumas novelas exibidas no SBT entre 2005 e 2010


Montagem dos atores de Ana Raio e Zé Trovão com o LP da Manchete
Ana Raio e Zé Trovão foram exibida no SBT em 2010 - Fotos: Divulgação/TV Manchete
Por Thiago Forato

Publicado em 06/05/2022 às 06:21,
atualizado em 06/05/2022 às 08:26

O SBT já utilizou, desde 2005, quatro novelas da extinta TV Manchete (1983-1999) para alavancar sua audiência. Em duas delas, foi certeiro, como Xica da Silva (1996) e no ano de 2008, Pantanal (1990), cuja adaptação agora vem embalando o horário nobre da Globo com excelentes números. Além dela, o canal exibiu Dona Beija (1986) em 2009 e Ana Raio e Zé Trovão (1990) no ano de 2010.

Nenhuma delas, no entanto, podem ser reapresentadas pelo SBT. É o que diz a assessoria de imprensa da emissora, que reforça que não possui mais os direitos das obras há mais de 10 anos. Caso queira novamente exibir alguma obra, terá que negociar com quem arrematou em leilão no final do passado o arquivo de fitas com produtos do extinto canal ou com a Bloch Som e Imagem, que ficou com as novelas exibidas depois de 1995, como Xica da Silva, por exemplo.

Pantanal, como amplamente divulgado, também não pode ser reapresentada. Benedito Ruy Barbosa já conseguiu provar na Justiça que o texto da obra voltaria para as suas mãos a partir do ano 2000. O autor busca uma indenização de R$ 50 milhões. Mas, como o SBT conseguiu exibir tantas obras da Manchete?

Novelas da Manchete foram armas do SBT

imagem-texto

Xica da Silva, a primeira novela comprada pela emissora de Silvio Santos, foi adquirida junto ao empresário Pedro Jack Kapeller, ex-diretor da Manchete. O argumento era de que a trama de Walcyr Carrasco não pertencia à massa falida. Por meio de uma produtora, o Jaquito, como era conhecido, e também sobrinho de Adolfo Bloch (1908-1995), foi quem conseguiu negociar.

A segunda obra, cuja exibição também foi exitosa, aconteceu três anos depois com Pantanal. Em tese, o SBT não poderia comprar porque o texto já pertencia à Globo, mas acabou conseguindo na época. Pantanal foi produzida com o selo Bloch, Som & Imagem, mas foi adquirida junto à JPO Produções, por contrato com a massa falida da Manchete.

O mesmo aconteceu com Dona Beija e Ana Raio e Zé Trovão, cujos direitos pertenciam ao empresário José Paulo Vallone, da JPO Produções. A empresa já havia produzido para o SBT novelas como Pérola Negra (1998), O Direito de Nascer (2001) e Colégio Brasil (1996).

Band também já exibiu novela da Manchete

Na onda dos sucessos do SBT, a Band resolveu apostar no mesmo filão no final de 2005, quando comprou Mandacaru (1997) de Jaquito. A emissora, que não tinha recursos para produzir uma novela sozinha, viu uma esperança na possibilidade de trazer uma história já tarimbada.

Ao longo de sua exibição, entre janeiro e novembro de 2006, Mandacaru chegou a picos mais de 10 pontos no Ibope, alcançando o segundo lugar em diversas ocasiões. Deu média de 4,4 pontos e dando um respiro na programação.

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado