Análise

BandNews tem estrutura de Globo, mas virou lanterninha entre os canais de notícias

No mês de março, entre as emissoras do seguimento, o canal do Morumbi ficou em último lugar


Logo da BandNews
A BandNews foi o segundo canal de notícias do Brasil - Reprodução/Facebook
Por Jéssica Alexandrino

Publicado em 07/04/2022 às 04:55,
atualizado em 07/04/2022 às 09:31

Fundada há 21 anos, a BandNews foi o segundo canal de notícias do Brasil, chegando cinco anos após a GloboNews. Em termos de estrutura, a emissora dos Saad também só perde para a concorrente carioca, mas no ranking de audiência a situação é bem diferente.

No último dia 1º, o NaTelinha divulgou o ranking dos canais mais assistidos no mês de março e mostrou que a BandNews ficou atrás de todas as outras emissoras do seu segmento, incluindo a Jovem Pan News, que estreou na TV há menos de seis meses, e a CNN Brasil, inaugurada em 2020.

Na escala, a BandNews ocupou o 51º lugar, enquanto o canal de notícias mais próximo, o do Grupo Jovem Pan, estava na 29ª posição. Em um mês de guerra na Ucrânia, a emissora do Morumbi ter consolidado uma média de 0,03 ponto de audiência é, no mínimo, curioso.

Um dos motivos que podem explicar o mau desempenho do canal no ibope são as reprises que, por vezes, tomam conta da programação. No último dia 28, enquanto os concorrentes estavam tratando de assuntos quentes, como o pedido de exoneração de Milton Ribeiro e um possível cessar-fogo com o encontro das delegações da Rússia e da Ucrânia, a BandNews reprisava uma entrevista com Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, que falou sobre a inflação. O Jornal da Band, mesmo sendo transmitido na TV aberta, é reprisado pelo canal de notícias.

Em meados de 2020, já bem atrás na guerra por audiência, a BandNews chegou a planejar uma grande movimentação para ganhar forças na briga. A intenção do projeto era dar um ar mais moderno e dinâmico para seus noticiários e aproveitar os nomes que já estavam na casa e tinham boa exposição na televisão e no rádio. A BandNews FM, inclusive, é uma grande aliada da emissora, já que é referência no mercado e a primeira rede brasileira de emissoras de rádio em FM com jornalismo 24 horas no ar.

Na parte estrutural, a BandNews não fica devendo. Em 2019, em comemoração aos 18 anos da emissora, um novo estúdio foi inaugurado e o canal passou a contar com novas opções de cenário e câmeras robotizadas. Com afiliadas do Grupo Bandeirantes em todo Brasil, o canal, quando precisa, tem a possibilidade de entrar ao vivo e realizar coberturas em cima da notícia. Diferente da CNN Brasil e a JP News.

Para este ano, com a saída do BandSports da sede do conglomerado do Morumbi para a região do Itaim Bibi, a empresa entrou em uma nova fase de investimentos e planejou uma expansão, tendo como alvo as eleições de outubro.

BandNews preparou nova grade e ampliou estúdios

BandNews tem estrutura de Globo, mas virou lanterninha entre os canais de notícias

Uma das novidades da nova programação jornalística do grupo é o Boa Tarde São Paulo, noticiário em parceria com a BandNews FM, apresentado por Adriana Araújo. O telejornal estreou na última segunda-feira (4).

Um programa de saúde e bem-estar apresentado por Izabella Camargo, que retornou ao Grupo Bandeirantes em 2020 depois de 14 anos com passagens por outras emissoras, como SBT e Globo, também figura entre as novas apostas do canal.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado