Inovação

BandNews realiza primeira transmissão ao vivo em 5G no Brasil: "Super novidade"

Transmissão foi feita em Rio Verde


Transmissão 5G da BandNews
BandNews fez primeira transmissão 5G - Foto: Reprodução

A primeira conexão ao vivo com a utilização de tecnologia 5G na TV brasileira aconteceu na tarde desta quinta-feira (3), no programa Tech & Startups do canal AgroMais e também pelo BandNews. A produção ocorreu na cidade de Rio Verde, local que foi lançada uma rede 5G em caráter experimental para aplicação no setor do agronegócio. A apresentadora Daniela Ramalho comemorou a novidade ao vivo.

“Gente, hoje o Tech está muito metido. A gente tem uma super novidade. Vamos viajar lá pra Rio Verde, em Goiás, e entrar ao vivo pela tecnologia 5G. Ou seja, nós, do Tech & Startups, seremos o primeiro programa de televisão do Brasil a entrar ao vivo pela tecnologia 5G”, anunciou a comunicadora.

Após realizar a introdução, Daniela chamou o jornalista Márcio Campos e perguntou qual era a sensação dele em ser o primeiro repórter a entrar em um link ao vivo com tecnologia 5G. Com um delay de, aproximadamente, 20 segundos, ele não escondeu sua satisfação.

“Eu me lembrei da primeira vez que entrei ao vivo no rádio, aos 17 anos, quando comecei minha carreira como repórter e minha primeira entrada foi em aparelho HT, algo que é do tamanho de um tijolo, que muita gente conhece. Hoje não, hoje nós precisamos apenas de um retorno ligado no celular e esse aparelho aqui, que é como uma espécie de roteador”, explicou Márcio, mostrando a torre de 5G implantada em uma fazenda de Rio Verde.

O programa relatou que a tecnologia foi colocada em uma fazenda como teste para potencializar a produção do agronegócio na região. O local também servirá para grupos de pesquisas de Goiás para compreender um pouco mais da nova tecnologia.

Tiago Fontes, Diretor de Marketing da Huawei, confirmou ao vivo que a Band era a primeira emissora a realizar uma transmissão ao vivo com a ferramenta. “Essa é a primeira transmissão que nós fazemos ao vivo pelo 5G para todo o Brasil utilizando esse aparelho [CPE]”, detalhou.

Tecnologia 5G é comemorada na Band

BandNews realiza primeira transmissão ao vivo em 5G no Brasil: \"Super novidade\"

Após o fim do link ao vivo, Eduardo Castro apareceu na tela da BandNews, comandando o Tarde BandNews. O jornalista relembrou quando começou na televisão e demonstrou muita empolgação com a chegada do 5G no Brasil.

“Que coisa fantástica para quem acompanha tecnologia da televisão, né? Quando eu comecei na televisão, e não andava nenhum dinossauro na rua quando comecei na televisão, era praticamente impossível você fazer uma transmissão do interior do Brasil sem ter que transportar para aquela região um equipamento que viesse de uma cidade grande. Se você fosse para fora do país, tinha que gastar muito dinheiro para fazer uma pequena transmissão de televisão. A partir de 2005, a TV Bandeirantes começou a interagir ao mesmo tempo sem custo exorbitante e agora chegamos nessa coisa fantástica. O 5G permitirá que a televisão seja transmitida direto de um navio no meio do mar, no meio do deserto ou no meio de uma floresta, sem necessidade de uma parafernalha. Isso vai representar menos custo e mais informação”, completou.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado