Parceiros na TV

Nélson Araújo e Helen Martins longe das câmeras do Globo Rural

Os apresentadores do programa fazem sucesso nas manhãs de domingo


Nélson Araújo e Helen Martins na bancada do Globo Rural, posando para selfie
Nélson Araújo e Helen Martins na bancada do Globo Rural - Rpeorudção/Instagram

No ar há 42 anos, o Globo Rural apresenta noticiário, reportagens e prestação de serviços voltados para o homem do campo nas manhãs de domingo da emissora carioca. Mesmo já tendo passado por algumas mudanças de formato, linguagem e equipe, a atração conseguiu cativar um público fiel e, como consequência da boa audiência, teve seu tempo de duração aumentado em 20 minutos no fim do ano passado.

O programa é gravado em São Paulo e tem apresentação de Nélson Araújo e Helen Martins, ambos jornalistas veteranos da Globo. Araújo tem 70 anos, é paulista de Ribeirão Preto e, filho de agricultores, tem contato com o campo desde criança. Aos 16 anos, ele ingressou na comunicação e conseguiu seu primeiro emprego como locutor de noticiário, em uma emissora de rádio do interior de São Paulo.

Anos depois, em 1980, ainda em Ribeirão Preto e já com passagens por alguns jornais impressos, Nélson foi convidado para fazer parte do quadro de funcionários da Globo local, participando de reportagens para todos os telejornais da casa. Em 1986 foi transferido para a Globo de São Paulo e, quatro anos depois, entrou para o quadro do Globo Rural, acumulando as funções de produtor, repórter, editor e apresentador. Em 1989, ele deixou o canal para trabalhar na TV Cultura, no programa Repórter Especial e, no ano seguinte, como o primeiro apresentador da revista eletrônica Vitrine. No início da década de 90, retornou à antiga casa e, em 1996, assumiu a apresentação do Globo Rural.

Desde então, o comunicador tem sido responsável por algumas das reportagens que mais marcaram o programa e acabaram lhe rendendo muito reconhecimento, como o prêmio Febraban de Telejornalismo, referente a uma matéria sobre o umbu, e o prêmio Vladimir Herzog, pela reportagem sobre os geraiseiros, famílias que vivem na Serra Geral, na fronteira de Minas Gerais com a Bahia.

Formado em Letras pela Faculdade Barão de Mauá e pós-graduado em Semiologia na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, Nélson Araújo recebeu elogios de William Bonner e Renata Vasconcelos em agosto de 2020, ao marcar presença no Jornal Nacional com uma reportagem especial sobre reflorestamento. Apesar de fazer sucesso com os internautas, ele não é usuário das redes sociais.

Helen Martins entrou para a equipe do Globo Rural em 1996

Nélson Araújo e Helen Martins longe das câmeras do Globo Rural
Helen Martins em foto de bastidores de gravação para o Globo Rural - Reprodução/Instagram

Paulista da cidade de São João da Boa Vista, Helen Martins formou-se em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e em Publicidade pela ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing, em 1988. A apresentadora começou a carreira no telejornalismo como produtora na Rede Bandeirantes de Televisão e também teve uma passagem pela TV Cultura, onde ocupou atuou como editora e repórter.

Helen é funcionária da Globo desde 1992, mas sua chegada no Globo Rural se deu quatro anos depois, entrando para a editoria da seção de cartas. Seguindo a mesma tendência de outros integrantes da equipe do programa, ela assumiu posteriormente as funções de repórter e apresentadora. Somente em 2004, a jornalista recebeu quatro prêmios: Prêmio Massey Fergusson; Prêmio Caixa de Jornalismo Social, na categoria televisão; Prêmio Caixa de Jornalismo Social, categoria grande prêmio; e menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos.

Helen foi casada com o comentarista Mauro Beting, com quem teve dois filhos, Gian e Luca. Aos 54 anos, a paulista é bem ativa nas redes sociais e atualiza frequentemente seu perfil no Instagram, no qual acumula pouco mais de 11 mil seguidores. Na página, a jornalista compartilha cliques dos bastidores do Globo Rural, registros da natureza e fotos de Fifa, cadelinha que já está na família há 12 anos. O nome do animal de estimação foi escolhido pelos filhos da apresentadora, que tiveram a ideia quando a Copa do Mundo de 2010 se aproximou.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado