Referência

Fenômeno das manhãs, "Globo Rural" inicia 2019 comemorando 39 anos e 2000 edições


globo-rural_4dc4ea7d38e81a6adea36603ed551e63522a0ea0.jpeg
Divulgação/ TV Globo

No ar desde 1980, o "Globo Rural" completa 39 anos neste domingo (06) e ainda em janeiro chega à marca de 2000 edições no ar.

Consolidado como referência de reportagens sobre a vida no campo, o programa é um grande sucesso da Globo, com médias que chegam a até 14 pontos em plena faixa das 08h - índices pouco atingidos pelas outras emissoras durante todo o dia.

Neste domingo, o "Globo Rural" comemora seu aniversário com uma matéria especial feita por Nélson Araújo sobre um dos instrumentos musicais mais representativos e tradicionais do campo e, ainda, sobre o profissional que o toca e fabrica: a viola e o violeiro, também conhecido como luthier.

É assim que Nelson vai ao encontro, por exemplo, de Neymar Dias, um dos instrumentistas e violeiros mais respeitados do Brasil, cujo extenso trabalho inclui até mesmo a transcrição de peças de J. S. Bach para a viola caipira. "Nessa reportagem, mostramos a riqueza cultural que a música de raiz traz e o encontro de gerações. Os ritmos caipiras são diversos, com mais de 15 estilos", comenta Nélson sobre a matéria que surgiu a partir de uma curiosidade, já que a música caipira usa um instrumento com mais de mil anos de idade. "Quando o 'Globo Rural' começou, existiam poucas instrumentistas, hoje as mulheres tomaram a frente desse ritmo e inclusive criaram um festival só de violeiras", completa.

Já no domingo seguinte, dia 13, o programa atinge a marca de 2000 edições. Para celebrar, Helen Martins apresenta uma matéria sobre o babaçu do Maranhão, uma espécie de árvore da família das Palmeiras. Dotada de frutos usados para diversos fins, como a produção de sabão e de artesanato, a espécie acaba tendo forte influência não só na questão ambiental, como também na social, uma vez que comunidades inteiras se organizam em torno da coleta dos frutos. A reportagem inclui, ainda, um momento especial para Helen: em sua incursão por essas comunidades, a jornalista tem a chance de revisitar uma história que conheceu há oito anos, durante o "Globo Rural".

O programa é exibido todos os domingos, a partir das 08h30.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado