Clássicos literários

Há 40 anos, TV Cultura apostava em novela com elenco da Globo e Tupi

Com o projeto Tele Romance, a emissora lançou uma série de pequenas novelas


Logo do Tele Romance, da TV Cultura
No Tele Romance, obras literárias ganharam adaptações dramatizadas - Reprodução/TV Cultura

Há exatos 40 anos, em 1º de março de 1982, estreava na TV Cultura a mininovela Pic-Nic Classe C. O folhetim, que hoje poderia ser chamado de minissérie, era exibido dentro do projeto Tele Romance, que contava com adaptações dramatizadas de obras literárias, com média de 20 a 25 capítulos.

Pic-Nic Classe C foi uma adaptação de Walther Negrão para crônicas de Oswaldo Molles e contava a história de funcionários de uma tecelagem que moravam em uma mesma vila e combinaram de fazer um piquenique na Praia Grande, litoral sul de São Paulo. No elenco estavam nomes como Denise Del Vecchio, Herson Capri, Mário Benvenutti e Henrique César.

Ao todo, a emissora produziu 17 mininovelas, que foram ao ar entre 1981 e 1982, inicialmente às 21h e depois às 19h30. A Cultura tinha à disposição os atores que a TV Tupi havia dispensado em 1980, quando encerrou suas atividades, e o elenco que estava de férias da Globo ou da Bandeirantes e, entre uma produção ou outra, atuava nessas adaptações.

TV Cultura produziu 17 mininovelas em pouco mais de um ano

Entre julho de 1981 e setembro de 1982, a TV Cultura exibiu 17 mininovelas. A primeira delas foi O Vento do Mar Aberto, adaptação de Mário Prata para o romance de Geraldo Santos. O folhetim contava a história de um ex-presidiário que virou foco do interesse de uma jornalista após deixar a cadeia. O elenco contava com atores como Regina Braga, Herson Capri, Flávio Galvão e Cleyde Yáconis (1923-2013).

Floradas na Serra, O Fiel e a Pedra, Partidas Dobradas, O Resto é Silêncio, Seu Quequé e Paiol Velho são alguns dos títulos exibidos pela emissora nesse período. Além de Walther Negrão, Carlos Lombardi e Edmara Barbosa são outros autores que figuram na lista de adaptação desses clássicos literários.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado