Exclusivo

TV Cultura planeja retornar com o "Teleteatro" em 2020

Boni foi quem deu a sugestão


Logotipo da TV Cultura
Logotipo da TV Cultura - Foto: Divulgação

O “Teleteatro”, que fez muito sucesso na televisão brasileira entre as décadas de 1950 e 1960, pode retornar na TV Cultura no ano que vem. É o que se cogita nos bastidores da emissora após a sugestão ter partido de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que lidera o Conselho Artístico do canal mantido pela Fundação Padre Anchieta e Governo do Estado de São Paulo.

Boni tem participado para que o canal tenha uma programação diferenciada do que vinha apresentando nos últimos anos, mas sem perder sua principal identidade: o lado cultural. Por conta disso, o ex-diretor da Globo aconselhou que a emissora trouxesse de volta o “Teleteatro”.

Segundo apurado pelo NaTelinha, sugestão foi bem avaliada pelos executivos da Cultura, entretanto, para o projeto ser colocado em prática, é preciso que parcerias sejam fechadas. Sendo assim, diretores do canal decidiram buscar empresas e produtoras interessadas em investir no plano para que faça parte da programação do canal a partir de 2020.

O “Teleteatro” não é uma novidade na TV. No seu início no Brasil, os primeiros canais investiram em dramaturgia através do teatro, migrando para as novelas. A TV Cultura, em 2006, resgatou as peças feitas no programa “Antunes em Preto e Branco” e apresentou aos telespectadores uma série de 16 edições de histórias contadas em cima do palco e transmitidas para televisão na década de 1970.

O SBT, em 1998, produziu adaptações de textos da autora mexicana Marisa Garrido, reunindo grandes nomes da televisão e do teatro. A adaptação foi feita por Crayton Sarzy e contou com colaboração de Walter Praxedes.

Num universo em que diversas séries estão sendo produzidas no Brasil, a direção da Cultura entende que o teatro seria a forma mais viável para voltar a ter dramaturgia inédita em sua programação.

Procurada pelo NaTelinha, a assessoria  de comunicação da TV Cultura não se pronunciou. O espaço está aberto.

Outras ideias da Cultura

O NaTelinha já noticiou a intenção do canal de oferecer um catálogo com a programação histórica da TV Cultura.

Vale ressaltar, no entanto, que a emissora já tem seu streaming, o Cultura Digital, que oferece de forma gratuita a programação da TV, além de ter um pequeno acervo de programas mais recentes. Não se sabe ainda se a plataforma será mantida e aperfeiçoada ou se a intenção é criar uma nova, partindo do zero.

Neste aplicativo estão previstos o conteúdo total de programas que fizeram muito sucesso no fim dos anos 80 e início dos anos 90, como "X Tudo", "Rá-tim-bum", "Mundo da Lua" e o mais famoso deles, o "Castelo Rá-tim-bum". Ao todo, se sair do papel, o projeto pode oferecer mais de mil horas de entretenimento infantil e infanto-juvenil para a população brasileira e sem custo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado