Também no Star+

Copa Nordeste estreia na ESPN e Leo Bertozzi aponta os favoritos da competição

O primeiro jogo será disputado por Sport e Náutico


Leonardo Bertozzi de terno preto, com fone nos ouvidos e microfone perto da boca
Leo Bertozzi será um dos comentaristas da Copa Nordeste 2022 na ESPN - Divulgação

A partir deste final de semana, os canais ESPN transmitem a Copa do Nordeste 2022. Até o ano passado, a competição era exibida no Fox Sports, mas como o canal principal chegou ao fim, o torneio migrou para a outra emissora do Grupo Disney e também poderá ser acompanhada pelo Star+, plataforma de streaming da empresa. A primeira partida será exibida no próximo sábado (29), a partir das 17h45, com o clássico pernambucano entre Sport e Náutico.

A ESPN exibirá uma partida ao vivo por rodada, os jogos decisivos da reta final e a grande decisão do torneio, com narração de João Guilherme. Os comentários ficarão por conta de Leonardo Bertozzi, Osvaldo Paschoal e Elton Serra, além de Renata Ruel nos comentários de arbitragem. Ivana Negrão vai analisar a competição sempre nos programas F360 e SportsCenter.

Leo Bertozzi já arriscou listar os times que tem o favoritismo para levar a competição. "Eu acho que descontando os óbvios, que são Fortaleza e Ceará, por serem os times de série A, eu diria que Bahia e Sport, por tradição, têm história no confronto, estavam na primeira divisão recentemente, possuem torcida muito atuante e podem brigar num primeiro momento", apostou.

Em 2022 o Fortaleza disputa a Libertadores e o Ceará, a Sul-Americana. Para o comentarista, o futebol cearence carrega o peso do favoritismo em termos de preparação, elenco e força, mas falar de competições internacionais neste momento pode atrapalhar. "Divide atenções. Para o Fortaleza, uma primeira Libertadores, para o Ceará uma Sul-Americana que entra com chances de chegar longe. Por outro lado, esses times estão contando com uma tabela mais tranquila no Estadual, com um regulamento que os colocam somente nas fases finais. Então não é um calendário maluco como já foi em outros anos, e isso pode ajudar, sem dúvidas", opinou.

Além dos considerados favoritos, Bertozzi diz que times da série C do Campeonato Brasileiro, como Altos-PI, Botafogo-PB e Floresta-CE, podem surpreender no campeonato nordestino, mas acha difícil que ganhem. "O mata-mata sempre reserva surpresas. Nos primeiros anos da Copa do Nordeste chegamos a ter algumas, mas hoje eu acho difícil. Acho que uma boa campanha, chegar a uma fase de mata-mata já seria interessante, mas título eu tenho dificuldade para acreditar", disse.

Leo Bertozzi diz que Copa Nordeste já caiu no gosto do torcedor

Para Leonardo Bertozzi, quando se fala em Campeonato Brasileiro, os times do Nordeste sempre têm dificuldades a mais. "Viagens mais longas, mais desgastantes, com voos, conexões, então eu diria que fazer um bom campeonato como fez o Fortaleza é muito difícil, tem até um mérito dobrado por todas essas questões. Mas precisamos fortalecer, a Copa do Nordeste é muito importante nesse aspecto, mobiliza rivalidades e grandes torcidas e mostra a força que tem, a ponto de ter uma competição regional já consolidada e que caiu no gosto do torcedor", apontou, destacando a relevância do futebol nordestino no cenário atual do futebol brasileiro.

Dois times que disputam o campeonato tem técnicos estrangeiros. O Vojvoda no Fortaleza e o Florentin no Sport. Perguntado se acredita que esses profissionais têm dificuldade de enxergar a importância da Copa Nordeste para essas equipes, Bertozzi é taxativo. "Eu acho que não é difícil porque a própria diretoria passa o planejamento da temporada, qual a importância da competição, além do contato com o torcedor, que também fala muito sobre a importância das rivalidades regionais, então não acho que isso seja um problema ou que atrapalhe", disse.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado