Há 33 anos

Estreia de Faustão na Globo teve Xuxa, 4h de duração e promessa de revolução na TV

Primeiro Domingão foi ao ar na Páscoa de 1989, com expectativa semelhante à volta do apresentador para a Band, que ocorre nesta segunda-feira (17)


Fausto Silva no comando do Domingão do Faustão, que estreou em 1989 na Globo
"Domingão do Faustão, um programa do tempo em que fazer um programa era apresentar um show na TV", dizia anúncio de 1989 - Foto: Divulgação/Globo

Cerca de expectativa, a estreia de Fausto Silva na Band, que ocorre nesta segunda-feira (17), lembra a chegada do apresentador à Globo, em 1989. Na ocasião, ele deixava o Perdidos na Noite para comandar o Domingão do Faustão na emissora carioca. O primeiro programa teve a participação de Xuxa, quatro horas de duração e a promessa de fazer uma revolução na TV brasileira.

A estreia de Faustão na Globo foi em 26 de março de 1989. Ele fazia o caminho inverso do percorrido hoje: saía da Band para ingressar na Globo, a convite dos diretores Boni e Daniel Filho. O estilo descontraído, com linguagem informal e dinâmica era a aposta do apresentador para as tardes de domingo. Nos primeiros anos, a atração era comandada no Teatro Fênix, no Rio, e só em meados dos anos 1980 migrou para os Estúdios Globo.

O objetivo era bater de frente com os programas dominicais de Gugu Liberato e Silvio Santos, concorrência de peso na época. A forte campanha de divulgação (como o trecho de uma propaganda transcrito abaixo) surtiu efeito: a estreia teve picos de 48 pontos às 16h, contra 10 da TVS/SBT no Rio de Janeiro.

“A partir de hoje, o seu domingo não vai ser mais um dia comum. Vai ser um domingão, com a estreia do Faustão na Rede Globo. O domingão vai ter muitas brincadeiras, shows, jogos, prêmios e o humor do apresentador mais irreverente da TV. Domingão do Faustão, um programa do tempo em que fazer um programa era apresentar um show na TV.”

Propaganda da Globo veiculada no Estadão de 26 de março de 1989

Xuxa coroou estreia de Faustão na Globo em 1989

Estreia de Faustão na Globo teve Xuxa, 4h de duração e promessa de revolução na TV

O primeiro Domingão do Faustão foi exibido na Páscoa. A grande atração do dia foi Xuxa, que se apresentou ao lado das Paquitas. Elas cantaram hits como Ilariê e Arco-Íris. Vários outros artistas se apresentaram, entre eles Wando, Elba Ramalho, Lulu Santos e o ator Guilherme Karam, na época integrante do elenco do humorístico TV Pirata.

Uma arquibancada com pessoas dançando charme, um estilo musical precursor do funk carioca, também animou a estreia. Um quadro para revelar talentos também teve destaque: Waldemar dos Passarinhos mostrou que sabia imitar mais de uma dezena de pássaros enquanto o cantor Gaúcho da Fronteira fez uma parceria com o Grupo Raça.

Entre os quadros, o Controle Remoto foi apresentado por Adriana Esteves, em início de carreira, e Cássio Scapin. Competição que reunia famosos, o Jogo da Velha teve nomes como João Kléber, Dercy Gonçalves, Cássia Kis, Paulo Ricardo e Rosana. O primeiro Caminhão do Faustão foi apresentado pela atriz Yoná Magalhães.

O jornalismo também estava presente, com entradas ao vivo: em São Paulo, Reginaldo Leme entrevistou o piloto da Fórmula 1 Maurício Gugelmin, que tinha ficado em terceiro lugar no Grande Prêmio Brasil. Já a primeira Pegadinha trouxe o ator Tato Gabus Mendes como um padeiro, reconhecido apenas por uma mulher. As informações são do site Memória Globo e do jornal Estadão.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado