Superprodução

SBT homenageia Monteiro Lobato com Câmeras Escondidas e diretor fala em resgate infantil

Câmera Escondida terá ingrediente especial


Elenco da Pegadinha do Sítio do Picapau Amarelo
Pegadinha do SBT homenageia Monteiro Lobato - Fotos: Divulgação/SBT
Por Thiago Forato, com Sandro Nascimento

Publicado em 08/10/2021 às 13:15,
atualizado em 08/10/2021 às 14:16

O SBT vai homenagear os 100 anos do primeiro livro de Monteiro Lobato (1882-1948) no próximo domingo (10) no Programa Silvio Santos, com uma pegadinha da Menina do Narizinho Arrebitado, publicado em dezembro de 1920. Ao NaTelinha, o diretor do quadro, Jefferson Cândido, explicou o processo da Câmera Escondida e se orgulhou: "Estamos resgatando esse lado infantil".

Cândido explica que o Programa Silvio Santos produz todos os anos uma Câmera Escondida com crianças no Natal e na semana do dia 12 de outubro. "Ano passado não fizemos pela pandemia, estávamos no ápice e esse ano resolvemos fazer e aproveitar para homenagear o Monteiro Lobato, os 100 anos primeiro livro infantil dele. E trazer esse universo pras crianças de hoje. Construímos a fachada da casa e um pedaço do sítio ,e trouxemos crianças que são fãs do Monteiro Lobato. Entrevistamos várias crianças com os pais. Como ele está fora da TV há muito tempo não são todas as crianças que sabem. Até conhecem a Emília, mas não todos os personagens. Entrevistamos crianças de 4 a 7 anos e aí chamamos quem eram fãs", acrescenta.

Somente no elenco, são sete pessoas, mas a produção conta com até 45. Na próxima quarta-feira (13), o SBT vai soltar um making off com um documentário de duas horas contando todo o processo da Câmera Escondida. "Desde a ideia, da escolha do elenco, a primeira vez que vieram aqui", promete.

Um fator que lhe surpreendeu foi a emoção dos atores ao ver as crianças entrando nesse mundo. Patrícia Mayo, aliás, tem uma história curiosa: ela começou a fazer televisão com Lúcia Lambertini, primeira Emília da história da TV brasileira, ainda na extinta Tupi. Quando era adolescente, a própria Lúcia convidou a atriz para participar, e hoje ela volta como Dona Benta.

A criação da pegadinha sobre Monteiro Lobato

SBT homenageia Monteiro Lobato com Câmeras Escondidas e diretor fala em resgate infantil

A ideia da Câmera Escondida partiu do próprio Jefferson, Diretor das Câmeras Escondidas. A caracterização demorou cerca de duas horas e meia em personagens como Visconde de Sabugosa e Rabicó, enquanto a Emília levou pelo menos duas. Toda a pegadinha foi gravada em apenas um dia, começando por volta das 5h30 e se entendendo até às 17h. Mas, a preparação levou três meses.

O profissional lembra que houve um cuidado com figurino, elenco, leitura de texto, prova de figurino, teste caracterização e um cuidado para fazer com que a criança acreditasse que estivesse ali dentro do universo idealizado por Lobato.

No SBT desde 2001, Cândido ficou na dramaturgia até 2009, quando migrou para o PSS, e está nas Câmeras Escondidas desde 2010. Foi dele a ideia da pegadinha da Menina do Elevador, que estourou em 2012. Ele só percebeu o sucesso dela, aliás, quando um amigo viu o vídeo direto da Austrália e avisou que estava bombando por lá, na Oceania.

Questionado sobre qual pegadinha mais deu trabalho, não titubeou: A do zumbi no metrô em Fortaleza. Aparecem volta do vagão, são 100 atores vestidos de zumbis e a gente tem todo um controle do vagão, para, pifa a luz. Foi um ano de produção essa. Não queriam liberar nem pagando, que era um metrô novo, em experimento e conseguimos com o Governo do Estado. Liberaram pra gente, foi bem legal. E trabalhosa também".

Para os próximos meses, adianta que haverá mais uma do Sítio do Picapau Amarelo no Natal e outra do filme Caça Fantasmas, em novembro. A primeira já foi gravada, enquanto a segunda ainda precisará ser realizada, mas avisa que até um carro igual do filme estará à disposição.

A pegadinha de Monteiro Lobato

Na Câmera Escondida que vai ao ar domingo, as crianças serão recepcionadas por Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa e Marques de Rabicó. Ao chegar no local, Rabicó tem uma bela indigestão e a turma do sítio terá a ajuda das crianças para descobrir o que está acontecendo.

O Programa Silvio Santos começa às 20h, no SBT.

Confira teaser com exclusividade:

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado