Exclusivo

MTV avalia ampliar episódios do De Férias com o Ex por semana

Reality da MTV chegou ao fim há uma semana e Tiago Worcman faz balanço da temporada


Logotipo De Férias com o Ex
De Férias com o Ex pode ganhar mais episódios em 2022 - Fotos: Divulgação/MTV
Por Thiago Forato

Publicado em 02/07/2021 às 04:44,
atualizado em 02/07/2021 às 09:21

De Férias com o Ex: Celebs 2, chegou ao fim na MTV no último dia 24 de junho, após 12 episódios. Gravado no verão deste ano no litoral norte de São Paulo, em Ilhabela, o reality alcançou o primeiro lugar de audiência na faixa etária entre 18 e 24 anos, e 18 e 34 na TV paga, excluindo canais infantis e esportes. Tiago Worcman, vice-presidente Sênior e Executivo da MTV na América Latina, comemora o "boom" dos realities shows e não descarta ampliar a exibição do programa de pegação. "Ter mais de um episódio na semana não está fora de cogitação", fala em entrevista exclusiva ao NaTelinha.

Para o executivo da MTV, o De Férias com o Ex foi um exemplo desse fenômeno que se tornou os realities de confinamento desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A atração liderou não somente no Pay TV, mas também nos TT's do Twitter (assuntos mais comentados) a cada episódio inédito. O programa e os spin-offs como o 30 de Minutos de Ex, Cenas Censuradas, De Papo com o Ex e No Estúdio com o Ex também atingiram uma marca importante: 15,8 milhões de pessoas na TV, segundo dados obtidos em primeira mão.

Além do sucesso na TV, os números se traduzem também nas redes sociais. Somente nesta última temporada, o reality gerou mais de 225 milhões vídeo views e mais de 20 milhões de engajamentos. 1,8 bilhão foi o total de minutos consumidos do conteúdo do reality na TV, redes sociais e plataformas de streaming.

A estreia do reality coincidiu com a reta final do BBB21, em abril, e teve os primeiros exibidos às 21h30. Depois, acabou sendo empurrado para às 22h. Mas, não houve temor que ele pudesse ser ofuscado. "Há espaço e audiência para todos e alterações de horário na grade fazem parte de estratégia de programação, algo comum e passível de ajustes", pontua Tiago.

Essa foi a primeira vez que o programa enfrentou a pandemia. Na edição que foi ao ar em 2020, havia sido gravada em fevereiro em Jericoacoara, litoral do Ceará. O retorno à Ilhabela, que já foi cenário na quarta temporada, em 2019, tem uma explicação. "Ilhabela é um cenário paradisíaco - condição importante - e armar a 'bola anti-Covid' e uma megaprodução como esta em São Paulo, sem dúvidas, traz mais facilidades e segurança, de maneira geral", salienta o executivo, que afirma não ter ainda um local para uma nova leva de episódios e nem quando acontecerá.

O elenco diverso do De Férias com o Ex

MTV avalia ampliar episódios do De Férias com o Ex por semana

Nesta última temporada da versão Celebs, a MTV fez com que ela fosse a mais inclusiva de todas, com trans, negros e gente fora dos padrões. "A MTV sempre apoiou e incentivou a diversidade em toda sua trajetória. No caso do De Férias com o Ex, mais do que características físicas, buscamos as melhores histórias e personalidades para nossa audiência", orgulha-se.

Tiago reconhece que para uma temporada emplacar, o elenco é o ponto-chave, mas não revela se há planos de fazer uma mais específica, como somente com ex-participantes ou homossexuais. A busca, segundo ele, é por pessoas que realmente estejam dispostas a se entregar e viver as férias mais loucas de suas vidas. "A busca sempre parte mais pelo lado de boas histórias do que a partir de uma temática específica", frisa.

Como as gravações ocorrem entre 25 e 30 dias, muita coisa acaba indo parar na lata do lixo. Por conta disso, em 2021, a MTV criou o 30 Minutos de Ex, que totalizou duas horas a mais de conteúdo inédito semanalmente. "Um puro deleite aos fãs. Mas, claro, estamos sempre avaliando as diferentes possibilidades de exibição. Ter mais de um episódio na semana não está fora de cogitação", admite, diante do vasto material que acaba sendo gravado.

Autonomia para criar e tretas surreais

imagem-texto

O De Férias com o Ex é um formato mundial da MTV/ViacomCBS, mas isso não impede que mecânicas brasileiras sejam criadas. De acordo com Tiago Worcman, sempre há um estudo por parte da produção nas demais versões produzidas (de outros países) e vice-versa. "Nós aqui temos autonomia para criar dinâmicas e imprimir o jeito que o brasileiro gosta", garante.

Recentemente, no México, estreou a versão local intitulada de La Venganza de Los Ex. "E sem dúvidas, as versões brasileiras foram tomadas como fórmulas de sucesso", enfatiza. O formato está em exibição no Brasil desde 2016.

A disposição do elenco chama a atenção de Tiago, sobretudo em relação às cenas de briga. Questionado sobre qual mais já tenha lhe chamado atenção, despista. "As discussões às vezes surgem de simples bobagens de convivência, e em questão de minutos, o total caos está instaurado... Eu considero surreais inúmeros motivos das brigas que acontecem."

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado