Repaginado

Mascote Amarelinho volta ao SBT na Copa América; confira fotos inéditas

Boneco estará nas transmissões dos jogos do torneio continental


Amarelinho estará na Copa América, na transmissão do SBT
Amarelinho fará parte da transmissão da Copa América - Foto: Reprodução
Por Naian Lucas

Publicado em 10/06/2021 às 15:09,
atualizado em 10/06/2021 às 15:55

Copa América começa no próximo domingo (13) e terá transmissão exclusiva do SBT em TV aberta, promovendo a volta do clássico mascote Amarelinho, que ficou muito famoso na década de 1990 durante os jogos do Brasil. O desenho estará repaginado e aparecerá na tela já na estreia da seleção brasileira contra a Venezuela, a partir das 18h. (Veja fotos em primeira mão mais abaixo).

"Utilizamos os bonecos antigos como inspiração para não perdermos as características do personagem que já é uma tradição do SBT nos jogos da seleção", explica Ricardo Fiorenza, Gerente do Departamento de Criação Visual, em comunicado enviado ao NaTelinha.

Assim como ocorreu nos anos de 1990, o Amarelinho servirá para animar as transmissões do Brasil ao longo da Copa América. Apesar de ter características do passado, o canal deu um ar mais moderno para que o boneco pudesse comemorar os gols da seleção.

Perto da estreia da Copa do Mundo de 1990, o SBT inovou e criou o mascote para criar maior identificação do público com o time comandado pelo técnico Sebastião Lazaroni. Nos comerciais e nos jogos, o Amarelinho aparecia na tela bastante animado e torcendo pela equipe verde e amarela.

O boneco é uma bolinha de futebol, na cor amarela, que conseguiu ganhar a identificação do público pelo seu jeito animado. Quando o adversário fazia gol, ele chorava. Quando o Brasil estava perto do ataque, ficava tenso. Ele também tocava corneta e vibrava na hora do gol.

Com o sucesso de 1990, ele foi atualizado – passando a usar boné – e ganhou uma família que torcia junto nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Dois anos depois, na Copa do Mundo dos Estados Unidos, o telespectador acabou a rivalidade do Amarelinho com o Vermelhinho, que comemorava o gol da equipe adversária da seleção brasileira.

O mascote também foi figurinha cativa das Olimpíadas de Atlanta, em 1996. Ele também participou da última transmissão de Copa do Mundo do SBT, em 1998, quando a competição ocorreu na França.

A repaginada do Amarelinho foi feita por Daniel Amaro (Desenho do Personagem e Animação), Diovane Rocha (Modelagem 3D), Marcio Gatica (Animação), Itamar Ferreira (Animação), Hélder Nóbrega (Coordenador) e Ricardo Fiorenza (Gerente).

Confira fotos em primeira mão:

Amarelinho e a Copa América no SBT

Após muita tensão sobre a possibilidade da seleção brasileira não participar da Copa América, o SBT exibirá os jogos da equipe de Tite com todos os jogadores que participaram das duas últimas partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, ou seja, time completo, tendo o Amarelinho na torcida. A emissora também mostrará confrontos de outras seleções sul-americanas, como Argentina, Uruguai, Chile, entre outras.

O torneio continental terá dois grupos de cinco e os quatro primeiros de cada vão para as quartas de final. A segunda fase será de mata-mata e as duas melhores seleções chegarão à decisão, prevista para ocorrer no dia 10 de julho.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado