Exclusivo

Dony De Nuccio estreia no SBT e revela os bastidores do Te Devo Essa Brasil

Dony De Nuccio comanda formato consagrado de reformas


Dony De Nuccio na obra do Te Devo Essa
Dony De Nuccio comanda o Te Devo Essa - Brasil - Fotos: Divulgação
Por Thiago Forato

Publicado em 05/06/2021 às 07:07,
atualizado em 15/07/2021 às 10:01

Dony De Nuccio estreia neste sábado (5) à frente do Te Devo Essa Brasil no SBT. Ao lado do arquiteto Renato Mendonça, eles vão agraciar alguém indicado por uma celebridade para transformar sua casa. Mas, como o próprio Dony diz, toda obra dá problema, e no programa não é diferente. "Tivemos síndicos reclamando, vizinhos reclamando, infiltração no apartamento debaixo, cano estourado, espelho quebrado", detalha ele em entrevista exclusiva ao NaTelinha

Na última terça-feira (1º), Fernando Pelégio havia dito que o namoro entre emissora e profissional rolava há algum tempo, mas não começou no Bake Off - Celebridades, que Dony De Nuccio acabou se sagrando campeão. "A  gente já tinha conversado diversas vezes, analisado alternativas, projetos, e o que existia era uma vontade muito grande", relembra ele, que agora se orgulha de poder comandar um formato de sucesso internacional. 

Ao longo da entrevista que você confere abaixo na íntegra, Dony também ressalta as qualidades do formato e os programas que se identifica que passaram pelas mãos de Silvio Santos nesses 40 anos de história do SBT. "Desde criança eu assistia", recorda ele, que chegou a mandar uma fita para o SBT quando mais jovem, pedindo uma oportunidade.

Dony, que ganhou notoriedade no jornalismo da Globo em 2011, comandou o Jornal Hoje ao lado de Sandra Annenberg entre 2017 e 2019 e desde então negocia sua volta à TV aberta, conta que não quer mais saber de telejornais. "Acho que já não seriam os mais atraentes pra mim", justifica.

O Te Devo Essa Brasil é a versão brasileira do Celebrity IOU e sua versão mais famosa é a dos Estados Unidos, comandado pelos irmãos gêmeos Drew e Jonathan Scott, campeã de popularidade na televisão por assinatura. O programa também tem a participação do arquiteto Renato Mendonça, com direção de Rafael Gessullo e é uma coprodução do SBT com o Discovery Home & Health.

NaTelinha - O Pelégio disse que o namoro com o SBT começou no Bake Off, certo? Como foram as negociações no início?

Dony De Nuccio - Na verdade, o namoro começou bem antes do Bake Off. A gente já tinha conversado diversas vezes, analisado alternativas, projetos, e o que existia era uma vontade muito grande. Minha, de trabalhar no SBT e um interesse muito grande em o SBT ter minha participação, minha contratação como alguém do casting da casa. O Bake Off foi a oportunidade de participar de um programa do SBT. Foi uma participação extraordinária. Além de divertida e desafiadora, foi uma alegria de vencer a competição. E agora tenho a oportunidade de comandar um formato de sucesso internacional.

NaTelinha - Quando o projeto do Te Devo Essa foi apresentado, qual foi sua reação? O que aconteceu para que esse formato pudesse ser escolhido em detrimento dos outros?

Dony De Nuccio - Eu adoro reforma. Eu vivo reformando minha casa, meu escritório. Assisto programas de reformas com enorme recorrência, estão sempre passando na TV de casa. É um formato que não só conhecia, como admirava. E que tem muitos elementos muitos legais. É um reality show, consagrado internacionalmente. Tem emoção, tem história, tem antes e depois. Tem elementos divertidos e engraçados, e tem ainda a participação de celebridades. É uma combinação de elementos realmente fantástica. Quando me apresentaram o formato achei que seria exatamente o programa que eu gostaria de apresentar. Superou minhas expectativas e fiquei muito feliz de ser convidado para esse desafio.

O que aconteceu foi que esse programa conseguiu ser o casamento perfeito de um formato que o SBT gostaria de colocar no ar e do tipo de programa que eu gostaria de apresentar. A vontade de firmar uma parceria entre Dony e SBT existia há mais de um ano. A gente tava procurando o momento certo e o programa certo para que isso acontecesse. E finalmente esse momento e esse programa aconteceram.

Dony De Nuccio estreia no SBT e revela os bastidores do Te Devo Essa Brasil

NaTelinha - Quais formatos foram apresentados, mas não te seduziram tanto?

Dony De Nuccio - A gente chegou a pensar em diversos tipos de possibilidades. Diários, semanais, programas de temporada, competição, entrevistas, enfim. Uma variedade mesmo. Porque havia esse interesse mútuo. Mas quando surgiu o Te Devo Essa Brasil não tive qualquer sombra de dúvidas que era o programa ideal para a gente selar essa parceria de vez como apresentador de programa de entretenimento do SBT.

NaTelinha - Que formato ou que tipo de programa você não toparia apresentar por acreditar que não seria muito sua cara?

Dony De Nuccio - Eu gosto de me desafiar constantemente. Então, não existe um tipo de programa ou formato que eu diria: esse de jeito nenhum. Mas, os programas de jornalismo, os telejornais, acho que já não seriam os mais atraentes pra mim. Já tive a possibilidade de construir e consolidar uma carreira no telejornalismo, onde eu ocupei todas as funções que eu imaginava ter ocupado. E dei essa missão como concluída com sucesso. Então, os novos desafios estão concentrados na linha de entretenimento. E dentro desse ramo não tem um formato que eu não gostaria de apresentar.

NaTelinha - O quanto ser jornalista te ajudou ao comandar o Te Devo Essa? Que bagagem o jornalismo te trouxe para vivenciar essas histórias tão de perto e conduzir todas elas?

Dony De Nuccio - O jornalista é em certo sentido um contador de histórias. O trabalho dele é conhecer as diferentes percepções, os bastidores, apurar, é esse contato humano. Na minha carreira como jornalista tive que entrevistar centenas de pessoas. E me aprofundar em centenas de histórias. Foi um pouco dessa bagagem que trouxe para o Te Devo Essa Brasil. Mas é mais do que isso. Porque tenho a construção de uma história como comunicador além de jornalista. Então, o que me faz ter preparado não é um fato específico ou um preparo pontual. É o resultado de uma vida como comunicador.

NaTelinha - Qual história do Te Devo Essa foi a mais emocionante e por quê?

Dony De Nuccio - As histórias são muito diferentes entre si. Porque elas dizem respeito a uma relação muito importante para a celebridade. Às vezes é a mãe da celebridade. Às vezes é o maquiador, assessora, às vezes uma amiga de toda a vida. Mas é sempre uma pessoa muito marcante, que teve uma importância muito única e por quem essa celebridade tem uma enorme gratidão. Essas histórias são sempre muito carregadas de conteúdo e muita emoção. Então, é difícil classificar porque todas elas são. É por isso que eu gosto de todas elas.

Dony De Nuccio estreia no SBT e revela os bastidores do Te Devo Essa Brasil

NaTelinha - Quais os maiores imprevistos que aconteceram no Te Devo Essa por enquanto?

Dony De Nuccio - Obra dá muito problema. Isso acontece na nossa vida e isso obviamente aconteceu no programa. O programa é um reality. A gente tá com as câmeras ligadas mostrando a realidade das reformas. Tivemos síndicos reclamando, vizinhos reclamando, infiltração no apartamento debaixo, cano estourado, espelho quebrado, viga não prevista que obrigou a mudar o projeto, atraso de marcenaria, tampo de mesa que não coube no elevador e teve que subir muitos andares de escada. Aconteceram muitos imprevistos e todos eles estão registrados.

NaTelinha - O SBT está completando 40 anos. Qual grande programa da história da emissora você se via, ou já se viu à frente alguma vez?

Dony De Nuccio - Desde criança eu assistia o Silvio Santos e os mais diversos programas que ele apresentava. E me identificava com vários formatos: Qual é a Música?, Casa dos Artistas e Show do Milhão são três exemplos.

NaTelinha - O primeiro episódio vai ao ar hoje, como está a expectativa a tão poucas horas do primeiro episódio?

Dony De Nuccio - A expectativa está enorme. Estamos trabalhando há muitas semanas em um ritmo super intenso. Todos com dedicação máxima, empenho total e muito carinho por esse programa. A gente quer que o resultado seja emocionante. A gente quer não, o resultado vai ser emocionante e contagiante. Eu tô doido pra saber o que vocês vão achar depois de assistir o primeiro episódio e todos os outros que ainda virão.

NaTelinha - Você participou da escolha para ver qual episódio iria ao ar primeiro? Por que foi escolhido o do Marcos Pasquim?

Dony De Nuccio - Eu não participei da escolha. E acho isso até bom porque teria uma enorme dificuldade em apontar um programa. Na verdade, todos eles estão extraordinários, porque todos eles tem uma das maiores celebridades do país, e histórias incríveis de gratidão por pessoas especiais em suas vidas. Todos eles geraram em nós uma enorme comoção. Uma alegria de conhecer os bastidores da relação do artista e o presenteado. E um empenho total nosso e equipe em fazer uma mudança que fosse de fato extraordinária. Portanto, todos os programas tem os elementos mais importantes para esse reality. Tem diversão, bastidores, transformação, celebridades e muita emoção.

A gente tá falando de algumas das maiores celebridades do país. Imagina o tanto de gente que essas pessoas conhecem. E elas puderam escolher apenas uma. Apenas uma pessoa muito especial para elas. E foi presenteada com uma reforma surpresa. O programa revela porque essa pessoa foi escolhida. Porque essas celebridades que conhecem tanta gente escolheram justamente esse presentado ou presenteada. E mergulhando nessas relações, entendendo o tamanho da gratidão, a gente também se apaixona pelas histórias e pelas pessoas. E é por isso que o programa é tão contagiante.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado