Ele não para

Ordem, contra-ordem e corre-corre: As reviravoltas de Silvio Santos na grade do SBT

Silvio Santos tem estado afiado durante a pandemia


Silvio Santos de roupão amarelo
Silvio Santos vem mudando sistematicamente a grade do SBT - Foto: Divulgação/SBT

Praticamente isolado há mais de um ano em sua mansão no Morumbi, em São Paulo, Silvio Santos pouco tem saído. De lá, dá telefonemas, manda ordens a diretores do SBT e deixa todo mundo louco trocando a programação de sua emissora. E destrocando também. No alto dos seus 90 anos, o Homem do Baú continua com tudo e já promoveu grandes reviravoltas nessa pandemia.

Nesse tempo, Silvio Santos já colocou luta livre no ar, suspendeu o SBT Brasil para escalar o Triturando em uma de suas decisões mais polêmicas e já mexeu e remexeu no Fofocalizando, que foi Triturando e até Notícias Impressionantes. Apesar disso, segue no ar nas tardes da emissora, pelo menos enquanto este texto é escrito.

Famoso por fazer "voar" a grade de programação nessas quatro décadas de SBT, Silvio Santos parece ter voltado a esse velho hábito. A mais recente delas, quando ordenou que o Bom Dia & Cia fosse remanejado para às 6h e o Primeiro Impacto exibido depois do Vem pra Cá, das 11h até 15h20, quando o Fofocalizando entraria. Mas desistiu da mudança antes dela valer, nessa segunda-feira (24).

Confira abaixo algumas reviravoltas que Silvio promoveu:

RAW - Luta Livre

Ordem, contra-ordem e corre-corre: As reviravoltas de Silvio Santos na grade do SBT

RAW, produzido pela WWE (World Wrestling Entertainment), foi colocada na programação do SBT em abril, de início aos sábados, no período vespertino. Surpreendentemente, Silvio colocou o programa na faixa noturna do final de semana e ainda mandou colocar uma reprise as segundas-feiras.

Contudo, a reprise durou apenas um dia e ficou estabelecido que o programa ficaria apenas aos sábados. No último final de semana, o programa marcou apenas três pontos no consolidado e entregou em baixa ao Tricotando, que marcou apenas dois de média.

Fofocalizando e Triturando

Ordem, contra-ordem e corre-corre: As reviravoltas de Silvio Santos na grade do SBT

Silvio Santos criou o Fofocando e a atração se tornou sua queridinha. O programa começou nas manhãs, mas não obteve o resultado esperado e foi jogado para o horário da tarde. Logo o apresentador mudou o nome para Fofocalizando, contratou Leo Dias e promoveu Lívia Andrade como comentarista da produção.

Ao longo dos últimos meses, o homem do baú promoveu mudanças e mais mudanças, tirando Lívia Andrade do comando do programa e passando para Chris Flores, jogando Mara e a apresentadora como comentaristas, contudo, pouco tempo depois, retirou as duas numa tacada só, além de trocar o nome de Fofocalizando para Triturando.

Atualmente, Ana Paula Renault e Flor foram colocadas no programa e agora dividem espaço com Gabriel Cartolano. Recentemente, houve uma edição especial de sábado no lugar do SBT Brasil.

No dia da estreia do Triturando, o SBT resolveu "triturar" o Casos de Família. O substituto do Fofocalizando (estrelado pelo robô Fofobyte) ficou no ar durante mais de duas horas, ocupando o horário da atração comandada por Christina Rocha. Outra situação que chamou atenção, mas que durou apenas um dia.

Notícias Impressionantes

Ordem, contra-ordem e corre-corre: As reviravoltas de Silvio Santos na grade do SBT

O mexe-mexe no Fofocalizando e Triturando gerou um novo "filhote": o Notícias Impressionantes. Silvio fez o primeiro teste em 22 de julho do ano passado e lançou o novo programa. O motivo? Notícias bizarras, segundo o dono do SBT, eram o pico de audiência do Triturando e um teste foi feito.

A medida fez com que a produção entrasse em polvorosa e corresse contra o tempo para buscar notícias "impressionantes", mudasse o GC (Gerador de Caracteres) e abertura.

O Notícias Impressionantes vai ao ar aos domingos, a partir das 9h.

Reprise do Primeiro Impacto

Ordem, contra-ordem e corre-corre: As reviravoltas de Silvio Santos na grade do SBT

Em 19 de maio do ano passado, Silvio ordenou que o Primeiro Impacto fosse reprisado logo depois de sua exibição original, em forma de compacto. O teste durou dois dias, já que a audiência do SBT caiu de 6 para apenas 2 pontos.

SBT Brasil cancelado

Ordem, contra-ordem e corre-corre: As reviravoltas de Silvio Santos na grade do SBT

A interferência mais polêmica de Silvio Santos na programação do SBT não foi pela audiência. O apresentador mandou cancelar o SBT Brasil em 23 de maio, horas antes da exibição do telejornal. No lugar a audiência em relação ao sábado anterior, de 3,4 pontos para 2,4. Nos bastidores, comenta-se que o secretário especial de Comunicação Social, Fábio Wajngarten, reclamou com o genro de Silvio, Fábio Faria, da cobertura da reunião ministerial de 22 de abril. O deputado, que depois foi empossado ministro da Educação, negou o rumor.

Lassie e As Aventuras de Rin-Tin-Tin

Ordem, contra-ordem e corre-corre: As reviravoltas de Silvio Santos na grade do SBT

Desde que o SBT perdeu o Chaves em 2020, Silvio Santos vem tentando promover séries que fizeram sucesso no passado. As escolhidas foram Lassie (1990) e As Aventuras de Rin-Tin-Tin (1954).

As séries chegaram a ir ao ar depois do Bom Dia & Cia, antes do Fofocalizando, lá no início do ano. Sem aviso prévio em 12 de fevereiro, o SBT cancelou suas exibições e retornou com o infantil comandado por Silvia Abravanel.

As duas obram fizeram grande sucesso no século passado e se tornaram referência no segmento. Durante anos a fio, foram apresentadas pela Record, principalmente nos anos 90. Agora, é o canal do homem do Baú que apresenta as séries. Atualmente, após Raul Gil aos sábados.

Vem pra Cá

Ordem, contra-ordem e corre-corre: As reviravoltas de Silvio Santos na grade do SBT

Mais recentemente, Silvio vem deixando a produção do Vem pra Cá em polvorosa.  Poucos dias depois da estreia, o horário das 9h30 foi antecipado para às 9h. Depois de mais de um mês da estreia, Silvio remanejou o programa pra tarde. Patrícia Abravanel comemorou e disse que isso era uma "promoção".

Local e sem audiência, durou 10 dias na faixa vespertina e retornou para as manhãs, entre 9h e 11h, onde está até agora. 

Mudando sem mudar

Ordem, contra-ordem e corre-corre: As reviravoltas de Silvio Santos na grade do SBT

Na semana passada, Silvio ordenou que a programação mudasse mais uma vez. O Primeiro Impacto iria para às 11h e o Bom Dia & Cia abriria a grade a partir das 6h. O Vem pra Cá se manteria intacto às 9h30, mas no dia seguinte, o dono do SBT mudou de ideia e ordenou que tudo continuasse como está, pelo menos por enquanto.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado