Polêmica

Depois de dizer que Bolsonaro "não ajuda nada", Datena entrevista presidente na Band

Jornalista deu a oportunidade para o político se defender


Jair Bolsonaro falou com Datena
Jair Bolsonaro conversou com Datena - Foto: Reprodução/Band

José Luiz Datena conversou com Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (15) no Brasil Urgente, da Band, e deu a oportunidade para o presidente se defender das críticas que vem recebendo por conta da falta de cilindro de oxigênio em Manaus. A entrevista aconteceu um dia depois das reclamações do apresentador contra o chefe do executivo federal e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O jornalista escutou atentamente ao político, que distorceu as decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) e voltou a defender o “tratamento precoce” do coronavírus, considerado ineficaz pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Mais cedo, João Dória fez uma coletiva de imprensa para atualizar a situação do estado de São Paulo em relação ao combate da Covid-19. Durante o evento, ele avisou que dezenas de crianças recém-nascidas de Manaus iriam para a capital paulista, por causa da falta de oxigênio na capital da Amazonas. Em um momento de irritação, ele chamou Bolsonaro de “facínora”.

Datena abriu o Brasil Urgente para que Bolsonaro se defendesse das acusações. O presidente criticou o governador e afirmou que foi impedido pelo STF de agir no combate a pandemia. “Restou pra gente distribuir recursos para os estados e municípios. Isso a gente fez”, afirmou.

Contudo, o governante não está impedido de combater o coronavírus. A decisão da Suprema Corte é que os governadores e prefeitos possuem autorização para aumentar a rigidez dos protocolos para impedir a propagação da Covid-19. Isso significa que, caso Bolsonaro queira realizar um lockdown em todo país, ele tem permissão, mas não pode encerrar o fechamento de estabelecimentos se a decisão for de um estado ou prefeitura.

Bolsonaro voltou a defender também o “tratamento precoce”, com uso de medicamentos que a OMS já informou que é ineficaz. Esse é também um dos motivos das críticas que o presidente tem recebido de diversas autoridades e grupos políticos.

Como Datena entra nessa história?

Depois de dizer que Bolsonaro \"não ajuda nada\", Datena entrevista presidente na Band

Na última quinta (14), Datena criticou Jair Bolsonaro no Brasil Urgente e também não poupou Pazuello. “Vai me perdoar o Bolsonaro, é um desastre o ministro Eduardo Pazuello. O presidente da República está demorando demais em tomar uma atitude, que o ministro Pazuello, com todo respeito, parece ser gente boa, bacana, mas é uma pessoa completamente inadequada na condução desse processo de vacinação. Ele devia sair imediatamente do ministério. O presidente, a cada dia que deixa ele lá, complica ainda mais a situação do país”, disse o apresentador.

“O presidente já não ajudou em nada com seu negacionismo. E os políticos brasileiros, de uma forma geral, em nada (ajudaram) porque foram negacionistas também nestas eleições como o Bolsonaro. Quem criticou o Bolsonaro fez quase igual ou pior. Agora, ele (o presidente) podia fazer um bem ao país e tirar o Pazuello do Ministério da Saúde, porque já deu para ele. É uma confusão atrás da outra. Uma hora sai avião, outra hora não sai avião”, acrescentou Datena.

Um dia depois, o apresentador deu espaço para o presidente da República e o interrompeu poucas vezes para fazer pergunta ou dar opinião. Ao final da entrevista, ele limpou as mãos com álcool em gel. Vale destacar que Datena é um dos defensores de ouvir todos os lados.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado