Novidade

Cultura fecha acordo para transmitir a Fórmula E no lugar do Fox Sports

Nova temporada da competição automobilística começa em fevereiro


Carros da Fórmula E na pista
Fórmula E estará na Cultura - Foto: Reprodução

A Fórmula E não fará mais parte da programação do Fox Sports em 2021 e passará a ser exibida pela TV Cultura. A emissora já estaria buscando uma equipe com repórter, narrador e comentarista para transmitir a competição. O canal chegou a cogitar comprar os direitos de transmissão da Fórmula 1, mas a categoria elétrica se tornou mais viável financeiramente.

De acordo com informações do site Grande Prêmio, a Cultura e a FIA (Federação Internacional do Automóvel) chegaram em um acordo após a Disney abrir mão do torneio automobilístico, no meio do processo de reformulação dos canais Fox Sports e ESPN.

Não é uma surpresa que o canal administrado pela Fundação Padre Anchieta tenha acertado a transmissão da Fórmula E. Após a Globo anunciar que não renovaria seu contrato com a Fórmula 1, a direção da emissora paulistana procurou a alta cúpula da FIA e demonstrou interesse em contar com a competição na sua grade.

Entretanto, a primeira consulta assustou os responsáveis pela Cultura por causa dos valores. Ao saber que não haveria chance de diminuições dos números, a empresa estatal optou por buscar um produto mais viável para as finanças.

A Fórmula E surgiu em 2014 e a FIA logo fechou contrato com o Fox Sports. Ao longo das seis temporadas, a competição fez parte da programação. Por sinal, em agosto do ano passado, a emissora chegou a realizar uma maratona, exibindo as corridas que aconteceram entre os dias 5 e 6, 8 e 9 e 12 e 13 daquele mês.

Fórmula E na Cultura

Caso seja confirmado o acerto entre a Cultura e a FIA, a temporada de 2021 da Fórmula E começará com rodada dupla noturna na Arábia Saudita entre os dias 26 e 27 de fevereiro. Mas mudanças na competição podem acontecer ao longo do ano por causa do novo coronavírus.

No ano passado, a responsável pelo torneio realizou alterações e adiou as etapas de Santiago, Cidade do México E Sanya. Também ocorreram perdas de algumas empresas que disputavam as provas, como BMW e Audi.

Procurada pelo NaTelinha, a TV Cultura não se manifestou sobre o assunto até a publicação da reportagem. Caso a assessoria de comunicação da emissora se posicione, a matéria será atualizada.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado