Posicionamento

Lula acusa a Globo de se esforçar para o PT desaparecer: "Obsessão"

Ex-presidente voltou a criticar a emissora


Lula sentado com a mão na cabeça
Lula alfinetou a Globo - Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a atacar a Globo nesta segunda-feira (9) e acusou a emissora de se esforçar para fazer o PT desaparecer. O líder do Partido dos Trabalhadores disse que a postura da empresa não vai “apagar o legado” da legenda. O antigo governante do Brasil escreveu esse desabafo nas redes sociais por conta de uma reportagem do Fantástico sobre desigualdade social e meritocracia.

“No futuro, as faculdades de jornalismo poderão estudar a reportagem do Fantástico deste domingo, sobre o tema da desigualdade social no Brasil nas últimas décadas, como um exemplo de censura política. Há de se reconhecer o esforço da Rede Globo em fazer o PT desaparecer e recontar a história do Brasil”, escreveu Lula.

E disparou: “A invisibilidade e falta de voz impostas ao maior partido de oposição no país na realidade é uma insistente tentativa de colocar as lutas sociais na clandestinidade. Um erro pelo qual as organizações Globo disseram estar arrependidas em 2013, ao pedir desculpas pela posição vexatória em 1964. Mas essa é a tradição do maior monopólio de mídia do país. A democracia é bem vinda apenas fora de nossas fronteiras”.

Lula diz que Globo não apagará o legado do PT

O ex-presidente declarou que o trabalho do Partido dos Trabalhadores será lembrado pelo povo e que a Globo precisará rever seu comportamento na maneira em que o tratou nos últimos anos. Ele acusou o canal de censurar a legenda, não dando espaço para a sigla.

“Mas a História não esquece. E vai cobrar as consequências e autocrítica daqueles que deram guarida à erosão da nossa frágil democracia. A obsessão pelo PT e a censura editorial da TV Globo não vão apagar o legado do partido na vida e na consciência daqueles que viveram na pele as transformações sociais positivas que ontem o Fantástico narrou, mas se esqueceu de dizer quem lutou e trabalhou para que elas acontecessem”, concluiu.

Lula acusa a Globo de se esforçar para o PT desaparecer: \"Obsessão\"

Reportagem Fantástico

No último domingo (8), o Fantástico realizou uma reportagem sobre o conceito de meritocracia e como ela funciona em diversos países do mundo. A matéria chamou a atenção do público e se tornou um dos temas mais comentados das redes sociais.

“Para diminuir a desigualdade, é preciso reconhecer que não é só uma questão de mérito", explicou a jornalista Sônia Bridi. A repórter iniciou a matéria em um shopping, na frente de escadas rolantes para fazer uma metáfora sobre o tema.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado