Memórias da Telinha

Ha 15 anos, Márcio Garcia enlouqueceu a Globo e fez sucesso na Record com irmã de Faustão

Então ator, ele assumiu o comando de O Melhor do Brasil


Márcio Garcia no comando de O Melhor do Brasil
Márcio Garcia trocou a Globo pela Record e em 2005 assumiu O Melhor do Brasil - Foto: Divulgação

Em 2005, Márcio Garcia estreou um programa aos sábados na Record, dirigido por Leonor Corrêa, irmã de Fausto Silva, e enlouqueceu a Globo por conta da audiência da produção. O Melhor do Brasil emplacou no Ibope no período em que a emissora investia pesado para conquistar a liderança. Rapidamente, o ex-global, que havia sido destaque em 2003 ao interpretar o vilão Marcos em Celebridade, se transformou num dos principais nomes da concorrente.

O plano da Record de tirar medalhões da Globo vinha a pleno vapor e em diversas áreas à época. Pouco antes, havia contratado o novelista Lauro César Muniz para ser o bastião de suas novas novelas e estava lançando uma programação variada, embasada em jornalismo, programas de variedades e novelas. Márcio Garcia fazia parte deste contexto e por isso foi convidado para mudar em 2004.

A decisão do ator de aceitar a proposta e trocar de canal depois de ter sido um dos grandes destaques da novela de Gilberto Braga chamou a atenção, já que seu desempenho como Marcos estava o colocando como um ator pronto para fazer parte do primeiro escalão do time da Globo - como Cláudia Abreu, sua parceira de cena e que virou uma das atrizes mais requisitadas do país depois de Celebridade.

Mas nada disso foi suficiente para seduzir Márcio e a Record não o pegou simplesmente pela chance de aumento salarial, já que apresentadores têm a oportunidade de receber em merchan e publicidade. Ele já vinha tentando convencer a Globo a lhe dar um programa e não tinha ainda digerido o fim de Gente Inocente (1999-2002). À época, a Folha de São Paulo chegou a comentar que a decisão poderia marcar o fim do contrato dele com a emissora, o que acabou não acontecendo por conta do convite para a novela.

Márcio Garcia na Record

Ha 15 anos, Márcio Garcia enlouqueceu a Globo e fez sucesso na Record com irmã de Faustão

Convite aceito, o agora apresentador estreou ainda em 2004 comandando o reality Sem Saída. A atração não chegou a ser um sucesso e a presença dele no casting da emissora foi até questionada pela imprensa, já que passou a cogitar-se que ele não emplacaria como apresentador.

Mas tudo mudou no ano seguinte, quando a Record decidiu investir em programas de auditório para os finais de semana e convocou Márcio Garcia para assumir um formato que iria concorrer diretamente com Luciano Huck. Ele aceitou rapidamente a proposta e assim nasceu O Melhor do Brasil, com a direção da irmã de Faustão, Leonor Corrêa, que ficou muitos anos na Record antes de migrar para o SBT, já na estreia marcando 5 pontos e rapidamente crescendo, tanto que em 2007 já aparecia com 10 pontos.

Márcio Garcia na vice-liderança

Ha 15 anos, Márcio Garcia enlouqueceu a Globo e fez sucesso na Record com irmã de Faustão

Rapidamente O Melhor do Brasil passou para a vice-liderança e ajudou a Record a assumir o segundo lugar geral, deixando o SBT para trás na disputa pelo Ibope. Logo a atração fez os olhos da emissora brilharem e a produção foi parar no horário nobre, atingindo a liderança nos números de audiência, inclusive dando trabalho para o Jornal Nacional.

Isso transformou Márcio Garcia numa espécie de queridinho do canal e foi cogitado, inclusive, que seria uma questão de tempo até ele assumir uma produção no tão sonhado e disputado domingo. Mas nada disso aconteceu porque ele preparava outra surpresa em 2008 e pegou todo mundo de surpresa.

Márcio Garcia volta para a Globo

Ha 15 anos, Márcio Garcia enlouqueceu a Globo e fez sucesso na Record com irmã de Faustão

Em 2008, no auge de O Melhor do Brasil, Garcia anunciou a rescisão contratual de comum acordo com a Record e a emissora contratou Rodrigo Faro para substitui-lo na atração. O primeiro programa comandado por Faro, inclusive, aconteceu com a presença do colega no palco, com direito a uma série de homenagens para o antigo titular do programa.

Pouco depois do anúncio de ter deixado a Record e em meio a boatos de que ele voltaria para a Globo e assumiria um programa, outra surpresa: Márcio Garcia foi contratado pelo canal carioca na condição de ator e com o objetivo de protagonizar a novela Caminho das Índias. Em entrevista ao jornal O Globo em 2009, ele explicou as mudanças. "Fiz muitas amizades lá. Não tem porque sair brigado. Recebi um convite que me motivou e pronto. Aliás, acho ótimo esse mercado de TV ter se aberto tanto. Na Globo você senta na primeira classe e aprecia a vista. É um relógio suíço. Tudo funciona. Mas confesso que quando vejo o Faro apresentando o programa até sinto um pouco de ciúme. Um ciúme gostoso. Tanto que fiz questão de me despedir do meu público no dia que o Faro assumiu. Fiz a passagem do bastão no ar. Isso foi muito legal", explicou.

No papel de Bahuan, o ator fracassou em seu retorno às telenovelas, perdeu espaço para Rodrigo Lombardi e ficou perambulando em participações na programação da emissora até em 2016 ganhar o Tamanho Família, que apresenta atualmente.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado