Exclusivo

Edu Guedes diz que filha o impediu de desistir da TV após quase morrer

Em entrevista ao NaTelinha, apresentador fala de recomeço na Band


Edu Guedes e a filha, Maria Eduarda, no The Chef
Edu Guedes e a filha, Maria Eduarda, no The Chef - Foto: Kelly Fuzaro/Band

Edu Guedes mostrou ao NaTelinha como está seu braço esquerdo quatro meses após o acidente que quase lhe tirou a vida. Enquanto falava com a reportagem, retirava a proteção que usa para dar firmeza para manusear objetos na cozinha do The Chef, no ar há duas semanas na Band.

"Esse músculo aqui não existe, eu criei para fazer força. Conseguir fazer isso é praticamente um milagre", diz o chef, exibindo uma saliência no braço desenvolvida a partir do trabalho e das sessões de fisioterapia e terapia ocupacional que realiza para acelerar a recuperação.

"Demorou, mas estou melhorando. Esse movimento [abrir e fechar os braços] demoraria oito meses e consegui fazer com um mês e dez dias. Para abrir e fechar a mão, iria demorar seis meses e estou conseguindo abrir. Acreditei que nesse momento eu precisaria de uma mudança, precisaria fazer alguma coisa nova, e é isso que eu venho tentando fazer", afirma Edu, justificando a ida para a Band.

Edu Guedes: "Pensei realmente em parar"

O chef ainda estava na RedeTV! quando sofreu um grave acidente de UTV, uma espécie de quadriciclo, que o deixou entre a vida e a morte. Internado com fratura exposta no braço e outras sequelas, ele cogitou deixar a televisão após 26 anos.

"Quase perdi o braço e, em primeiro lugar, quase perdi a vida. Minha ideia inicial foi tentar preservar minha vida. Depois, meu braço. Fiquei mais de um mês sem movimentar nada nem sentir. Tive fratura exposta, tive os músculos e os tendões soltos e os nervos afetados. Pensei realmente em parar. Trabalho desde os 14 anos, na TV estou há 26. Inicialmente, por toda a dificuldade, pensei em parar porque não queria que as pessoas que me acompanhavam e gostavam de mim me vissem de uma forma que não era a de sempre", conta o apresentador.

Maria Eduarda, filha de Edu Guedes com a empresária Daniela Zurita, salvou o pai. Preocupada, a garota de 11 anos cancelou as férias para incentivar o chef a continuar trabalhando.

"Minha filha estava de férias com a mãe. Ela sentiu que era grave. Com quatro dias do acidente, ela pediu para vir a São Paulo para me ver e falou: 'Pai, as pessoas não podem ficar sem as suas receitas, não podem ficar sem você'. Aquilo foi forte para mim. Eu estava sem mexer nada mesmo, e dali eu comecei a ter pensamento positivo", relembra, emocionado.

Edu Guedes no The Chef

Estimulado pela filha, propôs a si próprio mais um desafio na televisão. Decidiu não continuar na RedeTV!, onde trabalhava havia cinco anos, e chamou Denis Salles (ex-SBT) para dirigir seu novo programa, gravado em um galpão na Vila Mariana (zona sul de São Paulo).

"Vim com meu diretor e reformamos este galpão em um mês, antes de assinar contrato [com a Band]. Meu contrato [com a RedeTV!] terminou em uma sexta-feira e comecei já na segunda. Eu iria fazer de qualquer jeito", conta.

Satisfeito na nova casa, Edu Guedes  projeta ajudar "100 famílias" com suas receitas, uma meta até simples para quem transformou a vida de milhares de telespectadores nas quase três décadas na televisão.

"Já realizei muita coisa, mas tive abertura na Band para mostrar não só a receita, mas a receita da vida de muita gente. Hoje recebi uma pessoa que teve câncer, perdeu o intestino, e por causa das receitas que começou a fazer vende 300 bolos por dia", conclui.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado